30 de junho de 2011

Batatas gratinadas com farinheira


Pedido para o jantar: “Quero batatas! Não interessa como as preparas, mas apetece-me um prato com batatas, por favor!” Às batatas juntou-se uma farinheira e, voilá, um jantar super saboroso e uma vontade realizada.

Ingredientes
3 batatas grandes
1 farinheira
½ pacote de natas para culinária
1 bola mozzarella fresca
20g de farinha
20g de manteiga
250ml de leite
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Orégãos q.b.
Noz-moscada q.b.

Preparação
Pré -aquecer o forno a 180ºC. Cozer a farinheira, retirar a pele e desfazer em pedaços pequenos. Cozer as batatas em água temperada com sal. Depois de cozidas, retirar a pele e cortar às rodelas com cerca de 1cm. Preparar o molho branco: levar um tacho ao lume com a manteiga e deixar derreter sobre lume brando. Adicionar a farinha peneirada, mexer e deixar cozer sem ganhar cor. Regar com o leite e dissolver bem, mexendo o molho com uma vara de arames. Deixar ferver durante 5 minutos, temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Deixar o molho arrefecer um pouco e adicionar as natas, envolvendo bem com a vara de arames.
Untar uma tigela refractária com manteiga, dispondo primeiro uma camada de batatas, regar com um pouco de molho branco e colocar metade da farinheira; repetir o procedimento e finalizar com uma camada de batata e o resto do molho. Por fim, colocar a mozzarella cortada em fatias e polvilhar com os orégãos. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos.

1 comentário :

  1. Somi,
    E que rica refeição ficou... Esta com um aspecto delicioso, a farinheira deve ter dado um toque maravilhoso : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.