4 de junho de 2015

Matar saudades |Jaquinzinhos com arroz de tomate|


Tenho de confessar: não gosto muito de fritar alimentos, pois não gosto do cheiro que fica pela cozinha e eu e o óleo quente não somos propriamente os melhores amigos. Mas desta vez abri uma excepção, pois numa ida à peixaria vi lá uns jaquinzinhos com um aspecto fantástico. Ao olhar para os ditos, lembrei-me dos jaquinzinhos fritos pela minha mãe e como eu comia com satisfação, só deixando a cabeça e o rabo. Foi bom matar saudades de um peixe frito, comido à mão, acompanhado por um arroz de tomate e pimento. Esta é uma boa sugestão para comerem peixe com um preço bastante em conta, apesar de não ser propriamente a mais saudável. Mas dias não são dias e soube tão bem!… Experimentem!

Ingredientes (2 doses)
16 jaquinzinhos amanhados
Farinha de trigo q.b.
Óleo para fritar
Sal q.b.
1 chalota
1 tomate sem sementes e sem pele picado
1 pimento assado picado
1 chávena de arroz
2 chávenas de água quente
Azeite q.b.

Preparação
Num tacho, colocar o azeite e a chalota picada, deixando esta “murchar”. Adicionar o tomate e o pimento e deixar estufar, durante 5 minutos, em lume brando. Adicionar o arroz, temperar com sal e envolver muito bem. Juntar a água quente e mexer. Tapar o tacho e deixar cozinhar durante 15 minutos em lume brando. Ao fim desse tempo, desligar o lume e deixar o arroz repousar mais 5 minutos. Secar os jaquinzinhos com papel de cozinha e temperar com sal. Passar um a um por farinha, tendo o cuidado de retirar o excesso. Fritar poucas quantidades de cada vez, em óleo bastante quente. Retirar e deixar escorrer a gordura em excesso em cima de papel absorvente. Servir com o arroz de tomate e feijão verde cozido.

2 comentários :

  1. Esses janquinzinhos ficaram mesmo perfeitos! Tambem detesto fazer fritos e muito raramente faco mas de vez em quando calha!

    ResponderEliminar
  2. Também não gosto de fritar, cheira e suja. Mas este pratinho vale a pena :D

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.