31 de março de 2015

Bolo com recheio de framboesas e mascarpone


O bolo que hoje vos trago serviu para festejar mais um aniversário na família. Desde que comecei a fazer bolos, mais regularmente nos aniversários de família, bolos de pastelaria nem vê-los. Podem pensar que é muito complicado, e que dá muito trabalho fazer, mas com um bocadinho de tempo e paciência garanto-vos que compensa, tanto na carteira, como no sabor, sendo também um prazer confeccionar um bolo para quem gostamos. Este é um bolo bem fresquinho, onde utilizei framboesas, pois gosto muito da conjunção entre framboesas e mascarpone. No entanto, podem utilizar morangos que ficará igualmente fresco e muito saboroso. Experimentem!

Ingredientes do bolo
200g de manteiga (à temperatura ambiente)
½ colher de chá de sal fino
375g de açúcar
3 ovos
3 gemas
1 colher de sopa de essência de baunilha
275g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
160ml de leite morno

Ingredientes do recheio e cobertura
1 pacote de natas frias
1 embalagem de mascarpone à temperatura ambiente
60g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
Framboesas e morangos

Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 170ºC. Barrar uma forma de 18cm com manteiga, forrar o fundo com papel vegetal e polvilhar com farinha. Bater a manteiga, o sal e o açúcar, até a mistura ficar fofa e quase branca. Acrescentar lentamente os ovos, um de cada vez, batendo até ficar muito bem ligado, antes de adicionar o ovo seguinte. Adicionar as gemas e bater muito bem, juntando depois a essência de baunilha. Colocar numa tigela a farinha e o fermento, de maneira a que fique tudo incorporado, peneirando duas vezes esta mistura. Adicionar um terço desta mistura de farinha à de ovo e mexer, até estar incorporado. Adicionar metade do leite e mexer apenas para ligar. Repetir com o outro terço de farinha, seguido do resto do leite. Por fim, adicionar a última parte da farinha e envolver tudo até ficar bem misturado. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante 40 minutos. Depois, retirar do forno e deixar repousar durante 10 minutos, antes de desenformar. Deixar arrefecer antes de cortar o bolo em duas partes.

Preparação do recheio
Bater as natas com o açúcar até formar picos firmes. Juntar o mascarpone e a essência de baunilha, batendo até ficar tudo ligado.

Montagem do bolo
Com uma faca grande, partir o bolo na longitudinal, de modo a obter duas metades. De seguida, colocar a primeira metade dentro da forma de 18cm. Cobrir com uma camada de mascarpone e distribuir as framboesas por cima, finalizando com a outra metade de bolo. Cobrir a forma com película aderente e colocar o bolo no frigorífico durante três horas. Para servir o bolo, basta desenformar para um prato de servir ou uma base de bolos, cobrir com o restante creme e decorar com morangos.


5 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.