9 de outubro de 2014

Arroz de pato à minha moda


Cá em casa o arroz de pato é sinal de festas de família e jantares volantes. Todos gostam e é uma refeição fácil de comer sem estarmos sentados à mesa. Mas desta vez, estando eu em limpeza de congelador, e tendo que utilizar meio pato que lá estava, bem como uns cogumelos frescos que precisavam de um final feliz, assim surgiu esta receita. E vai tornar-se a receita das festas cá de casa, porque o resultado final foi muito bom. Se já gostávamos do tradicional, passámos a adorar este upgrade. Experimentem!
  
Ingredientes (6 doses)
½ pato
1/3 de um chouriço de carne
300g de arroz carolino
1 cebola
2 dentes de alho
6 cogumelos frescos
3 cenouras raladas
1 fio de azeite
½  laranja
Sal q.b.

Preparação
Cozer o pato apenas com água, sal e o chouriço. Depois de cozido, retirar a carne, limpá-la dos ossos e desfiá-la. Retirar o chouriço e reservar a água.
Fazer um refogado com a cebola picada, os alhos picados e um fio de azeite, adicionando depois os cogumelos partidos em cubos e a cenoura ralada. Deixar estufar durante 5 minutos. Adicionar o arroz e, quando este estiver translúcido, adicionar a água de cozer o pato (utilizar a proporção de uma medida de arroz para três de caldo). Quando o arroz estiver cozido, adicionar o pato desfiado e envolver. Num tabuleiro que possa ir ao forno, colocar o arroz e regar com o sumo de laranja. Decorar com rodelas de chouriço e levar ao forno a 180ºC, durante aproximadamente 20 minutos.

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.