12 de dezembro de 2013

Lasanha de legumes


Com o tempo tão frio, também se liga o forno para aquecer a cozinha. Sendo assim, utilizando legumes frescos, vindos do mercado semanal, aproveita-se a ocasião para confeccionar uma saborosa lasanha de legumes. Deste modo, junta-se o útil ao agradável e preparamos uma refeição cheia de sabor. Experimentem!

Ingredientes (6 doses)
1 embalagem de massa para lasanha fresca
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 cenouras grandes
3 pimentos assados de conserva
1 courgette
200g de espinafres arranjados
200g de cogumelos frescos
200ml de polpa de tomate
1 copo de água
Queijo da ilha ralado q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Para o molho branco
2 colheres de sopa de manteiga
2 + ½ colheres de sopa de farinha
300ml de leite
Noz-moscada, pimenta e sal
  
Preparação
Cortar as cenouras e a courgette às rodelas. Lavar e fatiar os cogumelos, picar as cebolas e os alhos. Depois, cortar às fatias os pimentos assados em calda. Alourar em azeite o alho e a cebola picados, juntar a cenoura e a courgette e regar com o copo de água, deixar estufar durante 10 minutos. Adicionar a polpa de tomate, os pimentos, os cogumelos e os espinafres, deixando cozinhar cerca de 10 minutos, em lume brando. Temperar com sal e pimenta.
Preparar o molho bechamel, levando ao lume um tachinho com duas colheres de sopa de manteiga. Deixar derreter e juntar a farinha. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, o leite quente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Temperar com noz-moscada, sal, pimenta e reservar.
Num tabuleiro de ir ao forno e à mesa, untado com azeite, colocar uma folha de lasanha e tapar com o molho. Repetir a operação até acabarem os ingredientes, terminando com uma folha de lasanha, regada com bechamel. Polvilhar abundantemente com queijo ralado. Levar a gratinar, em forno a 200ºC, durante aproximadamente 30 minutos.

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.