9 de dezembro de 2013

“Blog Mais Doce de Portugal” Tronco de Natal


Por estes dias, as receitas de Natal vão dando o ar da sua graça pela blogosfera. Cá por casa, já comecei a desfolhar livros e revistas para escolher as eleitas deste ano, aquelas que irão estar na minha mesa natalícia. O tronco de Natal, nomeadamente, é uma presença muito assídua na minha mesa e, provavelmente, nas vossas também. Deste modo, trago-vos hoje mais uma sugestão!

Esta receita surgiu através de um desafio que o açúcar RAR lançou aos bloggers de Portugal: a partilha de um docinho especial para aquecer corações neste Natal.
  
Ingredientes 
Bolo
3 ovos
160g de açúcar RAR
50g de farinha sem fermento
50g de maizena
1 colher de chá de fermento
1 colher sopa de água

Recheio
1 tablete de chocolate branco de culinária
6 ovos (separar as gemas e as claras, para bater as claras em castelo)
6 colheres de açúcar RAR
1/4 de natas

Cobertura de creme de chocolate
1 ovo
90g de manteiga
50g de açúcar RAR
50g de chocolate de culinária

Preparação
Bolo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Começar por fazer o bolo: bater as gemas com o açúcar; quando a mistura começar a ficar esbranquiçada, adicionar o fermento, a farinha, a maizena e uma colher de sopa de água. De seguida, bata as claras em castelo. Depois, misturar as claras na massa e incorporar bem, mas sem bater. Colocar a massa num tabuleiro rectangular, previamente untado e forrado com papel vegetal, e levar ao forno a cozer durante cerca de 10 minutos.

Creme de chocolate
Bater o ovo com o açúcar e a manteiga. Derreter o chocolate e juntar ao creme do ovo e da manteiga. Misturar bem e guardar no frigorífico.

Recheio
Bater as claras em castelo e reservar. Derreter o chocolate branco em banho-maria e, quando estiver derretido, juntar as natas. Bater as gemas com o açúcar e adicionar ao preparado do chocolate, deixando cozinhar durante 3 minutos sem parar de mexer. Adicionar as claras e envolver tudo muito bem. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico até à altura de rechear o tronco.

Desenformar o bolo sobre uma folha de papel vegetal, polvilhada com açúcar em pó. Retirar a folha de papel que usou para forrar o tabuleiro e deixar arrefecer um pouco. Barrar a superfície da torta com a mousse de chocolate branco, enrolar com a ajuda do papel e colocar sobre uma torteira. Depois de frio, cortar um topo do bolo para formar o tronco de Natal. Passar o bolo para o prato de servir e cobrir com o creme de chocolate, levando de seguida ao frigorífico para endurecer um pouco. Para completar a decoração, polvilhar o tronco com raspas de chocolate e um azevinho, feito com pasta portuguesa verde e vermelha.


Passatempo aqui : RAR

9 comentários :

  1. Que tronco maravilhoso, boa sorte!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  2. Os meus avós compravam sempre tronco para as festas de Natal, nunca comi caseiro! Por isso levo a receita e quem sabe este ano sou eu que o levo para a mesa! ;)

    Não te esqueças de participar no passatempo de Natal: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar
  3. Olá, adoroooo tronco de Natal, apetece provar!! :) Posso fazer uma pergunta? essa cobertura de chocolate fica mesmo cremosa? ou fica durinha passado algum tempo? Obrigada*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariska a cobertura fica e mantem-se cremosa. Obrigada pela visita ao meu cantinho.
      bjs

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.