29 de março de 2012

Coelho com citrinos e batata-doce


Quando pesquiso em blogues, em revistas, ou até mesmo nas enciclopédias gastronómicas, tenho sempre a sensação de que o coelho é uma carne muito pouco apreciada, talvez devido à escassez de receitas ou sugestões. Cá por casa é uma carne bastante apreciada mas, claro, também tenho a vantagem de os bichos aparecerem já arranjados, vindos da casa dos meus pais. Na falta de receita, e com vontade de confeccionar uma nova receita, fui à varanda apanhar um molhinho de cheiros, juntei duas laranjas e um limão e fiz este petisco. Sim, posso classificar como um petisco, já que o coelho ficou incrivelmente bom, a junção do sabor da laranja com o alecrim deixou-o fantástico! Já as batatas-doces vieram contrastar com a acidez do limão, completando o quadro gastronómico... Melhor é impossível, experimentem!

Ingredientes
1 coelho
2 laranjas
1 limão
4 hastes de alecrim
4 hastes de salsa
6 cebolas pequenas
1 batata doce grande
Azeite q.b
Sal q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 220º graus. Descascar as cebolas e colocar num tabuleiro regado com azeite. Cortar uma laranja e o limão às rodelas. Abrir o coelho, temperar com sal, colocar as hastes de cheiros e as rodelas de laranja. Fechar o coelho e colocar no tabuleiro. Cortar as batatas às rodelas, mesmo com a pele, e dispor pelo tabuleiro. Temperar tudo com mais um pouco de sal e azeite, regar com o sumo de uma laranja e distribuir as restantes rodelas de laranja e de limão. Levar o tabuleiro coberto com uma folha de alumínio ao forno cerca de 1 hora, tendo o cuidado de ir regando o coelho com o molho que se vai formando.

5 comentários :

  1. Adoro coelho e vai ser uma das nossas refeições desta semana. Acho uma carne muito tenra e saborosa mas penso que talvez não seja muito apreciada por ser um animal magrito (com pouca carne e muitos ossos). É das poucas coisa que o Vel se recusa a cozinhar (e também não é muito fã de o comer).

    ResponderEliminar
  2. Um prato bem caprichado, apesar de ser uma carne que faço muitas vezes ADOROOOOO...Esta receita ficou perfeita!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto bastante de coelho e também acho que é uma carne pouco valorizada! È claro que também pode ser de o preço não ser igual ao do frango por exemplo, mas a carne vale bem o investimento e as receitas com coelho são sempre uma delicia.
    Esta fica para a próxima que sair por aqui um coelhinho!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de coelho e faço com frequência cá em casa, gostei bastante da tua sugestão!

    ResponderEliminar
  5. Esse coelho deve ter ficado magnífico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.