quarta-feira, 14 de março de 2012

Bolo de claras com chocolate


Desde que aprendi a congelar claras, nunca mais as desperdicei cá por casa, sendo por norma utilizadas em bolos. Já antes aqui vos deixei uma sugestão, mas hoje trago-vos outra, desta vez com chocolate, mais precisamente com três tipos de chocolate. Utilizei Ovomaltine, pois não me apeteceu abrir outro pacote de chocolate, tendo assim completado a quantidade que tinha disponível. Não ficou um bolo muito alto, mas ficou com uma consistência muito agradável, tipo o bolo-mousse, ligeiramente mais seco, com as pepitas de chocolate a dar-lhe uma textura crocante. Experimentem, já que é uma óptima maneira de utilizar as claras que normalmente são desperdiçadas. 

Ingredientes
8 claras
250g de açúcar
125g de farinha
30g de manteiga
50g de chocolate em pó
50g de chocolate Ovomaltine
1 colher de chá de fermento
1 chávena de chá de leite
Pepitas de chocolate q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Bater as claras até ficarem firmes. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha. Bater o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente. Adicionar a farinha, os chocolates, o fermento, o leite e bater tudo muito bem. Por fim, envolver as claras no preparado, com movimentos suaves e circulares. Colocar a massa na forma e colocar as pepitas de chocolate por cima. Levar ao forno cerca de 35 minutos.

12 comentários :

  1. Leva bastantes claras :)
    Gosto do topo, bem caseirinho!

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente sugestão para dar uso às claras que vamos acumulando.
    O bolo deve ter ficado muito fofinho. De aspecto, está óptimo.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolo de chocolate! Engraçado que ontem também fiz um bolo de claras.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Uma óptima utilização para as claras em excesso!
    Fica um bolo bem leve, gosto muito.

    ResponderEliminar
  5. Por aqui aconteceu o mesmo milagre da congelação. Um dia li, e quis experimentar... uma maravilha. E se esta receita ficar tão boa quanto um bolo de claras que já provei... hummm parece pão-de-ló.

    ResponderEliminar
  6. Também congelo as claras e as gemas quando sobram, desde que vi umas dicas sobre congelação num site, segundo o qual se deve misturar as gemas com um pouco de açúcar ou sal, conforme a utilização que lhes pretendermos dar. Congelo-as uma a uma e normalmente uso-as para pincelar massas, assim não há tanto desperdicio.
    O bolo está com um aspecto muito bom. Vou guardar a receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Somi,
    Ficou lindo o teu bolinho... Tenho aqui umas claras para reciclar e não sabia bem o que fazer com elas. Amei o resultado final.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. O bolo está com mto bom aspecto (as claras tb ão uma boa dica)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Eu depois de ler que se podia congelar, comecei a guarda-las, mas quando fiz um bolo com elas, não gostei muito do resultado. Existe algum truque para as descongelar? E durante quanto tempo é que as podemos guardar congeladas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      O máximo de tempo que tive claras no congelador foi 2 meses, costumo congelar em sacos de plástico de congelação, retido o ar e dou um nó. Para descongelar retido do congelador de véspera e coloco o saco dentro de um tigela no frigorífico. Só abro o saco quando estiverem descongeladas, até hoje resultou sempre bem, ficam como se fossem acabadas de retirar dos ovos.

      Eliminar
  10. Olá,
    Gostei muito da sugestão pois tenho tantas claras no congelador sem saber o que fazer com elas.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos da
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Olá! Espermentei.
    O resultado foi muito bom, o chocolate por cacau magro da nestlé que compro normalmente para o leite. Até a proxima.
    Flor

    ResponderEliminar