27 de outubro de 2011

Crepes de legumes gratinados com três queijos


Receita prática e rápida, para aqueles dias em que temos pouco tempo para estar na cozinha, mas queremos comer uma refeição saborosa e saudável. Os crepes já estavam preparados e congelados, bastou retirar do congelador e deixar descongelar à temperatura ambiente durante meia hora. Utilizei os ingredientes que tinha no frigorífico, mas as combinações podem ser as mais variadas. Experimentem e inventem!

Ingredientes
4 crepes
1 chávena almoçadeira de cenoura ralada
1 cebola
1 lata pequena de milho
1 chávena almoçadeira de couve chinesa cortada em juliana
4 cogumelos frescos picados
150 gramas de bacon
½ copo de vinho branco
Mistura 3 queijos q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Picar a cebola e levar a refogar numa frigideira com azeite. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o bacon cortado em pequenos cubos, deixando refogar mais um pouco para o bacon libertar a gordura. Introduzir a couve chinesa, o milho, a cenoura ralada, os cogumelos e o vinho branco, temperar com sal e pimenta e deixar estufar em lume brando. Quando os legumes estiverem cozidos, distribuir pelos crepes e enrolar cada um de modo a ficar com um rolinho. Colocar num refractário untado com manteiga, distribuir o queijo por cima e levar ao forno a gratinar por 15 minutos.

Preparação dos crepes (8 unidades)
100 gramas de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de manteiga
1 chávena de chá de leite
2 ovos
1 pitada de sal fino

Deitar a farinha numa tigela e formar um buraco no centro, onde se irá deitar as gemas, o sal, o açúcar e um pouco de leite, para ajudar a misturar os ingredientes de forma a não fazer grumos. Bater com uma colher de pau até ficar um creme liso. Adicionar o leite, a manteiga derretida e as claras batidas em castelo, deixando repousar cerca de 30 minutos.
Aquecer uma colher de chá de manteiga numa frigideira antiaderente; deitar uma colherada da massa e fazer escorrer até tapar o fundo da frigideira. Quando o crepe se despegar facilmente e já estiver dourado, virar para dourar do outro lado. Para os restantes crepes não é necessário voltar a untar a frigideira.

3 comentários :

  1. Que delicia Somi, gostei dessa ideia dos crepes congelados :) beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ficaram com muito bom aspecto esses crepes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Esta tua receita dá-me saudades... Lembra-me os tempos em que cozinhava pra minha mana :)
    Sem bacon claro ;)

    beijinho*

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.