Cá em casa somos grandes apreciadores de marmelada, mas gostamos dela bem rígida, para podermos cortar à fatia. Se não for esse o seu caso, não recomendo esta receita, pois a marmelada fica bastante consistente. A casca e sumo de limão dão um leve aroma e sabor a citrino, que trava ligeiramente o adocicado da marmelada.
A receita é muito simples, e o que dá mais trabalho é preparar os marmelos, mas compensa podermos ter marmelada caseira feita por nós.
1kg de marmelos (sem caroço)
700g de açúcar
½ limão (casca e sumo)
6 colheres de sopa de água
Preparação
Lavar muito bem os marmelos, retirar o caroço e retalhar em pedaços pequenos. Colocar numa panela de pressão, adicionar o açúcar, o sumo e casca de limão e a água. Quando a panela começar a ferver, baixar o lume para o mínimo e deixar cozinhar por 20 minutos. Retirar todo o vapor da panela e só depois abrir, passar a varinha mágica até ficar em puré. Colocar a marmelada em tacinhas e, ao fim de dois dias, colocar papel vegetal embebido em aguardente por cima, para conservar a marmelada. Guardar num local escuro e seco (cá em casa já chegou a durar cerca de um ano assim).
Adoro marmelada, ficou comuma cor muito bonita a tua....bjokinhass
ResponderEliminarA tua marmelada ficou com uma cor fantástica!
ResponderEliminarpara mim a marmelada também tem que ser para fatiar, caso contrário não vale a pena. Gostei da ideia do sumo de limão, só é pena não ter panela de pressão :(
ResponderEliminarDeve ter ficado uma maravilha.
ResponderEliminarAdorei mesmo.
Bjocas
Ficou com uma cor e textura perfeitas! Para mim também tem de ficar com mais consistência para se poder cortar à fatia...caso contrário não lhe chamo marmelada ;) ihihih...
ResponderEliminarBeijinhos
Olá!
ResponderEliminarÉ mesmo assim que eu gosto de marmelada, mas aprendi a fazer com os caroços pq têm pectina. :)
beijinhos e até breve