10 de outubro de 2011

Marmelada


Cá em casa somos grandes apreciadores de marmelada, mas gostamos dela bem rígida, para podermos cortar à fatia. Se não for esse o seu caso, não recomendo esta receita, pois a marmelada fica bastante consistente. A casca e sumo de limão dão um leve aroma e sabor a citrino, que trava ligeiramente o adocicado da marmelada.
A receita é muito simples, e o que dá mais trabalho é preparar os marmelos, mas compensa podermos ter marmelada caseira feita por nós.

Ingredientes
1kg de marmelos (sem caroço)
700g de açúcar
½ limão (casca e sumo)
6 colheres de sopa de água

Preparação
Lavar muito bem os marmelos, retirar o caroço e retalhar em pedaços pequenos. Colocar numa panela de pressão, adicionar o açúcar, o sumo e casca de limão e a água. Quando a panela começar a ferver, baixar o lume para o mínimo e deixar cozinhar por 20 minutos. Retirar todo o vapor da panela e só depois abrir, passar a varinha mágica até ficar em puré. Colocar a marmelada em tacinhas e, ao fim de dois dias, colocar papel vegetal embebido em aguardente por cima, para conservar a marmelada. Guardar num local escuro e seco (cá em casa já chegou a durar cerca de um ano assim).

6 comentários :

  1. Adoro marmelada, ficou comuma cor muito bonita a tua....bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. A tua marmelada ficou com uma cor fantástica!

    ResponderEliminar
  3. para mim a marmelada também tem que ser para fatiar, caso contrário não vale a pena. Gostei da ideia do sumo de limão, só é pena não ter panela de pressão :(

    ResponderEliminar
  4. Deve ter ficado uma maravilha.
    Adorei mesmo.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  5. Ficou com uma cor e textura perfeitas! Para mim também tem de ficar com mais consistência para se poder cortar à fatia...caso contrário não lhe chamo marmelada ;) ihihih...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    É mesmo assim que eu gosto de marmelada, mas aprendi a fazer com os caroços pq têm pectina. :)

    beijinhos e até breve

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.