13 de setembro de 2011

Caixinhas folhadas de camarão


Hoje trago-vos uma óptima sugestão para uma entrada, simples de fazer e, como resultado final, um prato com aspecto fantástico e muito saboroso. Eu confeccionei em tamanho grande, mas se utilizarem a mesma receita e apenas diminuírem o tamanho dos folhados, obtêm uns fantásticos canapés.

Ingredientes (4 doses)
2 placas rectangulares de massa folhada
4 cogumelos frescos laminados
400g de camarão para cozer ou 100g de miolo de camarão
2dl de natas
2 colheres de sopa de farinha
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho
1 ramo salsa picada
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Cortar a massa em quatro quadrados, fazendo em cada um, com a ajuda de uma faca, um rebordo com 2 cm, picando o quadrado interior com um garfo. Pincelar com a gema de ovo. Levar ao forno cerca de 15 minutos, à temperatura de 170ºC, e reservar.
Cozer o camarão em água e sal, deixar arrefecer e retirar a casca e as cabeças. Cortar cada camarão em 3 pedaços e reservar 4 inteiros para guarnecer.
Laminar os cogumelos, cozinhá-los numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite, retirar e reservar. Na mesma frigideira, colocar a manteiga juntamente com o alho, deixar alourar e, de seguida, colocar o lume no mínimo e juntar a farinha, deixando a farinha alourar ligeiramente. Adicionar as natas, deixar engrossar e temperar com sal e pimenta. Por fim, adicionar os cogumelos, o camarão e a salsa picada, envolvendo tudo muito bem (se o molho estiver muito grosso basta adicionar um pouco da água de cozer os camarões; se utilizar miolo já cozido, adiciona-se um pouco de leite).
Para empratar, basta retirar a tampa do quadrado do meio do folhado, rechear o interior com o molho e guarnecer com um camarão. Servir com tomates cherry temperados com azeite.

3 comentários :

  1. Concordo contigo, é uma excelente entrada!!!
    Adorei.
    beijo

    ResponderEliminar
  2. A tua sugestão está bem apetitosa!
    Em formato individual ficam óptimas como entrada.

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo! Boa combinação de texturas :)
    bj*

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.