20 de junho de 2011

Recordações | queijadas de cenoura |


Há já algum tempo que ando a experimentar receitas de bolo de cenoura e queijadas, tudo isto para encontrar uma receita idêntica à de umas queijadas que se comiam no bar da escola secundária, ou seja, há cerca de 18 anos atrás. Adorávamos aquelas queijadas e é engraçado que ainda hoje, no meu grupo de amigos, recordamos com saudade aquelas fantásticas queijadas. Esta foi mais uma tentativa e, pelas críticas do homem cá de casa (que deve ser o maior fã que conheço de queijadas de cenoura), não estive muito longe da receita original. Realmente não ficou com a textura das originais, mas ficou lá perto, o sabor ficou mesmo muito parecido. Estavam tão boas que desapareceram num instante!

Ingredientes
500 gramas de cenoura (cozida e triturada)
4 ovos
350 gramas de açúcar
10 colheres de sopa rasas de farinha com fermento

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar as forminhas de alumínio com manteiga. Cozer as cenouras, descascadas, em água temperada com sal. Depois de cozidas, escorrer a água e triturar. Bater o açúcar com as gemas até dobrar de volume, adicionar o puré e voltar a bater. Por fim, juntar a farinha, envolvendo bem entre cada colher de farinha. Levar ao forno cerca de 20 minutos.

5 comentários :

  1. Ahhh :) :) :)... A sério? Eu também me lembro dessas queijadas exactamente no bar da minha escola secundária, já lá vão 10 anos... E eu adorava-as!! Ai vou ter que experimentar!!! Bem haja, bem haja!! bj*

    ResponderEliminar
  2. hum nunca comi queijadas de cenoura mas parecem-me perfeitas mesmo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma receitinha que quero experimentar.
    Devem ter ficado bem saborosas =)

    bjitos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.