28 de junho de 2011

De volta das mini-férias e um curso da Vaqueiro

Pelo meu aniversário, recebi de presente um curso de culinária da Vaqueiro. Depois de muito escolher, já que são todos tão apelativos, optei pelo “Petiscos & Companhia”. Adorei fazer o curso! O chef recebeu-nos muito bem, aprendi coisas novas e pude saborear 12 receitas. Algumas mais simples que outras, mas todas fantásticas. Provei todas e, nos próximos tempos, irei experimentá-las cá em casa e partilhá-las convosco. Entretanto, aqui vos deixo a lista das receitas:

Camarão ao piripiri
Scones gulosos com molho de iogurte, maçã e caril
Aperitivos de massa fresca recheada
Azeitonas marinadas com queijo
Coxinhas de frango agridoce
Batata doce gratinada com queijo azul
Croq monsier
Mexilhões picantes em tomatada
Picapau de porco
Chips de mandioca
Saladinha de bacalhau com pimentos e alcaparras
Croquetes de alheira

As receitas que me coube preparar, juntamente com outra pessoa, foram “Azeitonas marinadas com queijo” e “Saladinha de bacalhau com pimentos e alcaparras”. São receitas muito simples, mas muito saborosas. Gostei principalmente da salada de bacalhau, receita que deixo aqui. Não tirei fotografias, mas posso garantir que a mesa para o jantar ficou muito apelativa.

Ingredientes
2 lombos de bacalhau
1 folha de louro
1 pimento vermelho
1 pimento amarelo
1 cebola grande
1 dentes de alho
50g de Vaqueiro Alho
Sal grosso q.b.
Pimenta q.b.
1 colher sopa de alcaparras
1 colher de sopa de vinagre de sidra
Poejo q.b

Preparação
Colocar o bacalhau num tacho (com a pele para baixo), cobrir com água fria e juntar um dente de alho esborrachado (com casca) e a folha de louro. Levar ao lume, deixar levantar fervura e cozer durante cerca de 4 minutos sobre lume brando.
Entretanto, colocar os pimentos numa frigideira em lume alto. Ir virando até a pele estar tostada a toda a volta. Nessa altura, retirar os pimentos, colocar numa tigela, tapar com película aderente e deixar repousar.
Descascar a cebola e cortar em meias luas, colocar numa frigideira juntamente com a vaqueiro alho, cozinhando até ficar macia e translúcida. Ao mesmo tempo, tirar a pele e as sementes dos pimentos, rasgando-os em tiras grossas (vá mergulhando os dedos numa tigela de água fria para não se queimar). Adicionar os pimentos à cebolada, misturar bem e temperar com sal e pimenta moída na altura.
Escorrer o bacalhau, deixar arrefecer, limpar de peles e espinhas e desfazer em lascas grandes. Envolver com cuidado as lascas de bacalhau, as alcaparras picadas e a cebolada de pimentos. Colocar numa tigela e, na altura de servir, borrifar com o vinagre e com poejo acabado de picar.

2 comentários :

  1. as ferias deram muitos frutos
    vou esperar por estas delicias
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Somi,
    Voltas-te sem grande : ) Essa clafoutis esta com um aspecto maravilhoso, que delicia não deve ter ficado.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.