17 de março de 2015

Pão do Vaticano


Recentemente recebi o isco para fazer este pão/bolo, intitulado de Pão do Vaticano. Dizem-me que este pão traz boa sorte a toda a família e que aquele que coze o pão tem um desejo realizado. No entanto, apenas deve fazer este pão uma vez na vida, começando sempre a uma segunda-feira. O pão cresce imenso, mas não é muito doce e a massa parece-se mais com uma massa de bolo. No meu caso, adicionei maçã e nozes, mas podem utilizar outros ingredientes, como passas e chocolate, por exemplo.
Assim, a cozinha cá de casa ficou com um cheiro muito agradável, de bolo acabado de fazer. Este foi servido ao pequeno-almoço e ficou óptimo barrado com compota.

Preparação
Coloque a massa numa taça de vidro e cubra com um pano de cozinha (só se pode mexer com uma colher de pau, nunca com talheres de metal ou com as mãos).
·         2ª feira: juntar 250g de açúcar; não mexer
·         3ª feira: juntar 250ml de leite fervido (deixar arrefecer antes de usar); não mexer
·         4ª feira: juntar 250g de farinha; não mexer
·         5ª feira: hoje pode mexer tudo, mas apenas com uma colher de pau
·         6ª feira: juntar 250g de açúcar, 250ml de leite fervido e arrefecido e 250g de farinha. Mexer ao redor e ajustar para 4 porções. Dar 3 porções. A 4ª fica para si e é com ela que faz o pão.
·         Sábado: Para a 4ª porção, juntar 250g de farinha, ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa de fermento em pó, 3 ovos, 250ml de óleo, nozes picadas grosseiramente, ½ colher de sopa de canela, duas maçãs partida em pedaços. Untar uma forma de bolo inglês e pré-aquecer o forno a 180ºC, colocar a massa na forma e levar ao forno durante 45 minutos.

(É importante que o isco NÃO esteja no frigorífico)


6 comentários :

  1. já conhecia esse bolo, eu recusei me a fazer não acredito nessas coisas, ficou bem bonito tão com a compota melhor ainda :D


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que interessante! :) quando tiver tempo e paciência vou ter que experimentar! :)
    Ficou com um aspecto delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tem um excelente aspecto, e concordo contigo, parece mais um bolo que um pão!

    ResponderEliminar
  4. Já fiz e adoramos e é mais bolo que pão, acho que o mais importante é o significado.
    Ficou lindo,

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Está lindo! Adoro esses bolos-pão, acabam por ser muito bons e, no geral, têm um cheiro que é assim qualquer coisa :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.