26 de outubro de 2011

Favas para matar saudades


Tenho por hábito congelar favas, para as poder comer fora da sua época, e utilizo a mesma técnica para o feijão maduro e tomate para refogados. Assim, quando me apetece, não é necessário comprar congelado no supermercado. O homem cá de casa adora favas e, apesar de eu não ser grande apreciadora, tenho de admitir que estas estavam bem saborosas.
É uma receita reconfortante que, com esta chuva, sabe melhor ainda!

Ingredientes
1kg de favas
600g de entrecosto
¼ de chouriço de carne
1 cebola
2 dentes de alho
½ copo de polpa de tomate
½ copo de vinho branco
1 folha de louro
1 raminho de coentros
1 cebola pequena
Salsa picada q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Cortar o entrecosto em pedaços pequenos e temperar com sal. Cozer as favas em água com sal, o raminho de coentros e a cebola pequena descascada. Quando as favas estiverem cozidas, desligar o lume e reservar.
Picar a cebola e os alhos, refogar em azeite e, quando a cebola estiver translúcida, inserir o tomate, a folha de louro e o vinho branco, deixando refogar por mais 2 minutos.
Colocar a carne e o chouriço cortado às rodelas no refogado e envolver muito bem, adicionando 3 copos de água de cozer as favas. Deixar estufar em lume brando e, se for necessário, ir adicionando mais água de cozer as favas. Quando a carne estiver quase estufada, deve-se rectificar os temperos e adicionar as favas, envolvendo tudo e deixar estar por mais 10 minutos. Servir com salsa picada por cima.

2 comentários :

  1. Adoro favas, e estas tuas estão uma maravilha, quase que me chega aqui o cheirinho. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Favas...Aqui em casa, gostamos todos!
    As tuas já se deixavam comer!!!
    Bjocas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.