4 de outubro de 2011

Creme de abóbora com gengibre


As abóboras já começaram a chegar cá a casa em grandes quantidades, abriu a época oficial do doce de abóbora. Mas enquanto não inicio o processo de transformar quilos de abóbora em frasquinhos de doce, para oferecer no Natal, preparei este creme com um toque de gengibre, um sabor diferente mas agradável. Não adicionei muito mas, para quem gosta de gengibre com eu, estava no ponto. No entanto, para o homem cá de casa estava um bocadinho intenso em demasia… Para quem não gosta de sabores fortes, bastará adicionar menos gengibre.

Ingredientes
800g de abóbora limpa
1 cebola
½ chuchu
1 batata-doce pequena
1 dente de alho
1cm de gengibre descascado
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Colocar água a ferver na chaleira eléctrica (caso não tenha chaleira eléctrica, colocar num fervedouro). Descascar a cebola e o alho e cortar em meias luas; descascar o chuchu e a batata-doce e cortar aos cubos, assim como a abóbora.
Numa panela, colocar o azeite e a cebola, deixar alourar, adicionar a batata, a abóbora, o chuchu, o alho e o gengibre, e deixar estufar por mais 5 minutos. Adicionar a água quente até tapar os legumes e deixar cozinhar. Quando os legumes estiverem cozidos, passar a varinha mágica, adicionando mais água quente se for necessário, até obter um creme. Rectificar os temperos e servir com um fio de azeite.

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.