13 de outubro de 2011

Bacalhau com natas


A receita que hoje aqui partilho certamente não será nenhuma novidade, mas existem muitas possibilidades de confecção, esta é apenas a minha. É uma refeição que não dá muito trabalho, mas em que se despende algum tempo na sua preparação. Assim, o que costumo fazer é preparar logo o dobro da receita, utilizando metade para uma refeição e congelando o restante bem acondicionado, num tabuleiro revestido com folha de alumínio. Depois bastará retirar do congelador 12 horas antes de confeccionar, da próxima vez.
Além do mais, recomendo que se polvilhe com o pão ralado apenas na hora de ir ao forno (ou seja, não congelar o bacalhau com o pão), já que assim ficará bem mais crocante.

Ingredientes (4 doses)
600g de bacalhau
2 cebolas médias
1 kg de batatas
30g de farinha
30g de manteiga
0,5 l de leite
200 ml de natas
1 gema de ovo
Pão ralado, q.b.
Sal q.b.
Noz-moscada q.b.
Pimenta q.b.

Preparação
Pré – aquecer o forno a 200ºC. Cozer o bacalhau no leite, retirar e reservar o leite, passado por um coador. Desfiar o bacalhau, retirar as espinhas e a pele. Cortar as batatas em cubos pequenos, fritar e reservar.
Levar ao lume a manteiga, adicionar a farinha e envolver muito bem, até ficar com um tom dourado. Adicionar o leite que serviu para cozer o bacalhau, lentamente, mexendo sempre, e deixar cozer, continuando a mexer com uma colher de pau. Por fim, temperar com sal, pimenta e noz-moscada. Levar o azeite ao lume numa frigideira, juntando de seguida a cebola cortada às rodelas e deixar refogar. Assim que começar a alourar, juntar o bacalhau desfiado e deixar estufar cerca de 10 minutos.
Num tacho, colocar a cebolada com o bacalhau, as batatas fritas e o molho, envolvendo tudo muito bem. Bater as natas com a gema de ovo e adicionar ao preparado anterior, voltando a envolver tudo muito bem.
Num tabuleiro de ir ao forno, untado com manteiga, deitar o preparado e polvilhar com pão ralado (eu utilizo tostas trituradas, obtendo assim um pão ralado mais fresco e crocante). Vai ao forno durante, aproximadamente, 30 minutos.

3 comentários :

  1. Bacalhau com natas é daquelas receitas que dá tanto trabalho fazer para duas pessoas como para doze! Por aqui costumo fazer em jantares de família, que somos muito e compensa o trabalho que se tem. A opção de congelar é uma boa ideia!

    ResponderEliminar
  2. Ficou tão bonito.
    Gostei da sugestão. Bjs

    ResponderEliminar
  3. GOSTO MUITO GERALMENTE É O MEU MARIDO QUE FAZ .
    O TEU FICOU COM UMA LINDA APRESENTAÇÃO.
    BJS

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.