23 de agosto de 2011

Bolo de banana


Bananas maduras cá em casa não se comem, mas o lema por aqui é não estragar nada e tentar “reciclar” os alimentos o melhor possível. Assim sendo, 3 bananas (que estavam com um ar muito murcho) transformaram-se num bolo super aromático e muito saboroso.

Ingredientes
150g de açúcar (para o caramelo)
3 bananas maduras
1 chávena de açúcar
3 ovos
1 chávena de farinha com fermento
½ chávena de óleo de girassol
½ colher de chá de fermento

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Levar um tabuleiro ao fogo para caramelizar o açúcar, com cuidado para este não se queimar. Quando estiver fluido e com uma cor castanha, distribuir o caramelo pelo fundo e laterais da forma. Cortar as bananas ao meio, no sentido do comprimento, e distribuir sobre o caramelo, com a parte cortada para baixo. Tentar colocar as bananas bem próximas entre si e das laterais da forma, já que assim será mais fácil de desenformar. De seguida, reservar.
Bater os ovos com o açúcar, até dobrar de volume, adicionar a farinha peneirada e o fermento. Por fim, adicionar o óleo e incorporar tudo muito bem.
Colocar a massa sobre a camada de bananas e levar ao forno cerca de 40 minutos, até estar dourado e o palito sair seco. Deixar o bolo arrefecer um pouco e de seguida desenformar.

3 comentários :

  1. Que lindo!
    O efeito da banana ficou mesmo excelente.

    ResponderEliminar
  2. esta um bolinho bem bom, e nada se estraga.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Somi,
    Este bolinho deve ter ficado uma verdadeira delicia : ) Estou a aproveitar a ultima semana de ferias para ver as novidades das cozinhas amigas. Quanta coisa boa que vai por aqui ; )

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.