sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Um bolo chiffon para um aniversário especial


Neste mês foi o aniversário de homem cá de casa e, como já referi por aqui, normalmente nos aniversários o bolo é de chocolate, pois uma das nossas sobrinhas só come desse tipo de bolo. Não estando ela presente, foi a oportunidade ideal para fazer outra base de bolo, e o escolhido foi o Chiffon. Com massa fofa e muito saborosa, recheada com lemond curd, ficou um bolo muito fresco e fofinho... mesmo delicioso!

Ingredientes
8 ovos (claras e gemas separadas)
300g de açúcar
245g de farinha para bolos com fermento
60ml de óleo vegetal
Sumo de ½ limão
Raspa da casca de ½ limão
80ml de água
½ colher de chá de cremor tártaro
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
1 frasco de lemond curd
100g de amêndoa laminada

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa frigideira anti-aderente, em lume muito brando, tostar ligeiramente a amêndoa e reservar. Forrar o fundo de três formas redondas de 22cm com papel vegetal, mas não untar as formas.
Numa tigela média, misturar as gemas, o óleo, o sumo de limão, as raspas de limão e a água. Bater as claras com o cremor tártaro, em velocidade média, até fazerem espuma. Aos poucos, juntar 100g do açúcar e continuar batendo até formar picos moles.
Peneirar a farinha, o açúcar restante, o bicarbonato e o sal numa tigela bem grande e misturar tudo. Fazer um buraco no centro e nele despejar a mistura de gemas. Mexer, com uma colher de pau, até formar uma pasta. Juntar ¼ das claras batidas e misturar de baixo para cima, levemente, para dar leveza à massa. Adicionar as claras restantes e misturar delicadamente. Dividir a massa entre as formas preparadas.
Levar ao forno por 16 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo. Deixar os bolos arrefecerem completamente. Para desenformar, passar uma faca nas laterais das formas e invertê-las para soltar os bolos. Retirar o papel manteiga com cuidado.
Montagem do bolo: colocar um dos bolos num prato ou suporte. Espalhar o lemond curd, colocar o segundo bolo, barrar novamente com lemond curd e finalizar com o último. Cobrir o bolo todo com lemond curd e decorar com a amêndoa laminada.

Fonte: Aqui

2 comentários :