30 de março de 2011

Bolo de aniversário II


Este ano tive direito a dois bolos de aniversário: um no próprio dia (do qual já aqui deixei a receita) e outro para um cafézinho no fim-de-semana com os amigos. Este foi de pão-de-ló, com recheio de morangos e doce de morango. Ficou um bolo saboroso e molhadinho, o qual só tem o inconveniente de ter que ser comido no prazo de dois dias, pois os morangos estragam-se com facilidade. A decoração foi toda feita por mim, tendo utilizado uma vez mais a pasta portuguesa. O tema escolhido foi uma menina ursinha no meio dos malmequeres, a qual fez as honras da festa.

Ingredientes do bolo:
9 ovos
525 g de açúcar
1 chávena de chá de água
450g de farinha com fermento
1 colher mal cheia de sobremesa de fermento

Ingredientes do recheio e cobertura:
300g de morangos cortados em pedaços pequenos
1 frasco de doce de morango
1 chávena de leite
1 chávena de açúcar
Massa portuguesa

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Bater os ovos com o açúcar durante 5 minutos. De seguida, adicionar a água pouco a pouco. Quando estiver bem misturado colocar a farinha e o fermento, misturando tudo muito bem mas sem bater. Levar ao forno cerca de uma hora. Aquecer o leite com o açúcar, de modo a este ficar dissolvido no leite, e deixar arrefecer.
Depois do bolo frio, aparar a parte de cima, de modo a ficar uniforme, e cortar o bolo em três partes. Regar a primeira parte com o leite, barrar com o doce de morango e colocar os morangos aos pedaços, repetindo o mesmo procedimento na segunda parte. Por fim, regar com o resto do leite e barrar a cobertura e as laterais com o doce (os restantes procedimentos já foram aqui explicados anteriormente, no post “Ursinho pescador”).

2 comentários :

  1. ai que lindo!!! acreditoq ue estava delicioso.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. somi,
    Que sortuda... Logo dois bolinhos. Ficou um mimo e lindo de mais : )

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.