1 de setembro de 2014

O regresso com o bolo do aniversariante


Cá estou eu de volta ao cantinho, depois de um mês de Agosto cheio de percalços e preocupações. Para ser sincera, nem dei pelo mês passar. Somente hoje, quando acordei e me apercebi que já estamos no mês de Setembro, é que realmente tive consciência de como o tempo passou a correr.
Andei o mês em piloto automático e poucas novidades saíram da cozinha cá de casa. No entanto, não podia deixar de partilhar o bolo de aniversário do homem cá de casa. Agora, só espero que este regresso seja definitivo e que tudo volte à normalidade. Para os que ainda estão de férias, uma boa continuação! Aos que regressaram hoje ao trabalho, um bom regresso!

Ingredientes (massa)
5 ovos
1 iogurte grego
3 medidas de açúcar
3 medidas de farinha
1 medida de óleo
1 colher de chá de fermento
*a medida utilizada é a do copo de iogurte

Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Barrar uma forma de 22cm com manteiga e polvilhar com farinha. Separar as gemas das claras e bater as gemas com o açúcar, até ficar um creme fofo. Adicionar o iogurte, o óleo e bater tudo muito bem. Adicionar a farinha e o fermento aos poucos, batendo entre cada adição. Por fim, adicionar as claras em castelo, tendo o cuidado de não bater a massa, mas apenas envolver. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 35 minutos.

Ingredientes (recheio e cobertura)
1 litro de leite
500g de açúcar
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de sobremesa (rasa) de farinha maizena

Preparação do doce de leite
Numa panela de fundo pesado, colocar o leite, o açúcar, o bicarbonato e a farinha maizena. Levar a lume brando e ir mexendo com uma vara de arames. Lentamente, irá passar de branco para amarelado, ficando depois acastanhado, até resultar numa cor de caramelo forte (este processo pode levar cerca de 2 horas). Depois de pronto, colocar em frascos esterilizados e guardar no frigorífico até utilizar.

Montagem do bolo
Depois do bolo esfriar, desenformar, aparar a parte de cima (de modo a ficar uniforme) e dividir ao meio. Sobrepor as metades, intercalando com o recheio, cobrindo depois o bolo e as laterais com o restante recheio. Colocar no frigorífico durante pelo menos 3 horas. Na hora de servir, polvilhar com cubos de amêndoa tostados.

1 comentário :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.