16 de setembro de 2014

Filetes de peixe-espada preto com tomate seco e manjericão


Somente há pouco tempo é que me aventurei a retirar lombos de peixe para fazer filetes. Para ser franca, de peixe-espada nem me aventuro, pois acho que deve ser bastante complicado. Logo, aproveito para comprar quando encontro à venda, como foi este o caso. Ficam muito saborosos recheados e enrolados, para o peixe não secar quando é cozinhado. Um prato simples mas cheio de sabor que, conjugado com um couscous, ficou uma refeição perfeita. Experimentem!

Ingredientes (2 doses)
2 filetes de peixe-espada preto
4 tomates secos
1 punhado de manjericão
½ dente de alho
1 colher de sopa de sumo de limão
Azeite q.b.
Sal q.b.
1 medida de couscous (para duas pessoas)
1 medida de água a ferver
1 pimento assado de conserva
1 colher de café de açafrão
Sal q.b.
1 fio de azeite
Hortelã fresca picada q.b.
Tomates cherry minis q.b.

Preparação
Picar o manjericão e os tomates secos e colocar num almofariz, juntamente com o alho, o sal, o azeite e o limão, esmagando tudo até obter uma pasta. Temperar os filetes com sal, distribuir a pasta pelos filetes, enrolar cada um e prender com um palito. Colocar os filetes num tabuleiro forrado com papel vegetal, regar com um fio de azeite e levar ao forno a 180ºC, durante 20 minutos.

Preparação do couscous
Temperar o couscous com um pouco de sal, açafrão, um fio de azeite e hidratar com a água, deixando repousar tapado. Ao fim de 5 minutos, separar os grãos com um garfo, adicionar a hortelã, o pimento picado e os tomates, voltando a envolver tudo muito bem.

1 comentário :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.