3 de julho de 2013

Morangos

Cá por casa, abriu oficialmente a época das compotas, tendo eu começado pelos morangos. Normalmente, costumo fazer apenas com morangos, mas este ano decidi adicionar a baunilha e o resultado final foi muito bom. Costumo igualmente triturar os morangos, mas resolvi este ano deixar com pequenos pedaços. Por hoje, deixo-vos esta compota de fragrância intensa. As próximas a sair desta cozinha serão as de alperce e de ameixa.
Adoro o cheiro que fica pela casa quando estou a preparar compotas e, melhor ainda, gosto de saber o que estou a comer. Experimentem também, pois não custa nada, apenas algum do vosso tempo. Irão ver como vale a pena!  

Ingredientes
1kg de morangos limpos
600g de açúcar branco
1 vagem de baunilha
Sumo de ½ limão 

Preparação
Cortar os morangos em 4 partes. Colocar num tacho de fundo grosso e adicionar o açúcar e o sumo de limão. Abrir a vagem de baunilha, retirar as sementes e adicionar aos morangos, assim como a própria vagem. Levar a lume brando até o açúcar estar bem derretido. De seguida, aumentar a temperatura do lume e deixar levantar fervura, deixando ferver durante 5 minutos. Voltar a reduzir o lume e deixar apurar durante 25 minutos. Retirar a vagem de baunilha e encher os frascos previamente esterilizados (para isso, basta lavar muito bem os ditos com água quente e levá-los a forno quente durante 10 minutos). Para melhor conservação do doce, inverter os frascos com o doce ainda bem quente e utilizar preferencialmente uma tampa metálica. Depois de frios, endireitar os frascos e guardar num local fresco e seco.

3 comentários :

  1. O meu doce preferido é sem dúvida morango e baunilha, ficou com muito bom aspecto! :)*

    ResponderEliminar
  2. Adoro compotas as minhas preferidas é de morangos e frutos vermelhos esta está com uma cor tão bonita e com os morangos a notar-se melhor fica, adorei.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.