10 de julho de 2013

Frango com alperces e sementes de sésamo

O tempo não está convidativo a ligar o forno, mas estava com vontade de experimentar esta receita. Além disso, o homem cá de casa adora alperces. Calor por calor, toca a ligar o forno! Não estou nada arrependida, pois o frango ficou fantástico e o molho divinal. Se estiverem com coragem de ligar o forno, não deixem de experimentar.

Ingredientes (4 doses)
4 pernas grandes de frango
1 colher de sopa de açafrão
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
2 limões
50g de alperces desidratados
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 copo de vinho branco
½ copo de água
Sementes de sésamo q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Preparar a marinada, juntando o sumo dos limões com o açafrão, a canela e o alho em pó. Colocar o frango dentro de um saco de plástico, temperar com sal e adicionar a dita marinada, o vinho e um bom fio de azeite. Fechar o saco, abanar e reservar durante pelo menos uma hora no frigorífico.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa frigideira, colocar um fio de azeite, adicionar o frango escorrido da marinada e deixar alourar. Retirar o frango e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Na mesma frigideira, adicionar a marinada e os alperces partidos ao meio, a água e a polpa de tomate e deixar estufar em lume brando durante 5 minutos. Distribuir este molho por cima do frango e levar ao forno durante 45 minutos. Servir o frango polvilhado com sementes de sésamo, acompanhado por arroz basmati e o molho.


Fonte original: Revista Saberes e Sabores – Verão 2013

4 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.