27 de novembro de 2012

Bolo de claras com casquinha de açúcar | Becel líquida|



As claras vão-se acumulando no congelador… Como fiz doce de ovos e não queria colocar mais claras no congelador, optei por fazer um bolo. Para tal utilizei margarina líquida Becel (uma oferta simpática por parte da Becel), já que há algum tempo queria experimentar num bolo, tendo resultado muito bem.
Este bolo é uma óptima sugestão para aproveitar as claras em excesso e para quem tem problemas de colesterol, pois não leva gemas e, optando-se por Becel líquida, contém menos gordura. Fica um bolo bem fofinho e a crosta de açúcar dá-lhe um toque bem crocante. Quem comeu gostou, por isso experimentem também!

Ingredientes
8 claras
200g de açúcar
200g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento
100g de margarina Becel líquida
1 colher de café de essência de baunilha

Calda
300g de açúcar em pó
35ml de água a ferver

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda de chaminé com manteiga, polvilhar com farinha e reservar. Bater as claras e, quando estiverem em espuma, adicionar o açúcar aos poucos até ficarem em castelo. Peneirar a farinha e o fermento e envolver nas claras, sem bater. Por fim, adicionar a margarina e a essência de baunilha e voltar a envolver tudo muito bem sem bater. Colocar a massa na forma e levar a cozer cerca de 35 minutos. Retirar do forno e desenformar para uma grelha, deixando de seguida arrefecer. Para preparar a crosta, adicionar água quente ao açúcar e envolver muito bem, deixar arrefecer um pouco e distribuir pelo bolo.

6 comentários :

  1. Um bolo simplesmente perfeito!
    Parece ter ficado bem fofo e delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta receita. Ando há imenso tempo para usar as 8 claras que tenho no meu congelador e penso que esta vai ser a minha opção. Em vez da casquinha de açúcar vou optar por juntar raspa de limão à massa e quem sabe millet, para lhe dar um toque crocante. Depois conto como ficou :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ondina, fiquei curiosa o que é millet?
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso de bolos de claras pois são bem leves e sempre tão apetitosos!

    ResponderEliminar
  5. Lindo y muy bien hecho me encanta una verdadera delicia,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.