13 de abril de 2011

Favas com entrecosto


Na minha ida semanal ao mercado com a minha mãe, encontrei à venda umas favas com vagens grandes e um aspecto fantástico. Embora não aprecie muito esta leguminosa, o homem cá de casa gosta muito e os meus pais também. Por isso, aproveito quando a minha mãe compra para ela, trago também para mim e, como resultado, chegam cá a casa já descascadas... Embora na casa dos meus pais as favas se comam com entrecosto frito, eu decidi fazer no forno, já que na minha opinião o dito fica mais saboroso e menos seco. Para quem não gostar de favas, pode sempre colocar umas batatinhas no tabuleiro.


Ingredientes
1 kg de favas (descascadas)
1 ramo de coentros
1 cebola
2 dentes de alho
Sal q.b.

700g de entrecosto alto
2 laranjas (sumo)
Azeite q.b.
1 copo de vinho branco
Sal, pimentão e louro q.b.
2 dentes de alho
1 colher de chá de mostarda

Preparação
Dar uns golpes no entrecosto, de modo a que este fique depois bem assado. Fazer uma marinada com o sumo de uma laranja, azeite, vinho branco, dentes de alho picados, mostarda, sal, pimentão e louro. Deixar a carne nesta marinada cerca de 2 horas, antes de colocar no forno. Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Colocar as favas num tacho com água, juntamente com os coentros, os dentes de alhos (cortados às rodelas), a cebola descascada e cortada a meio, e o sal. Deixar cozer cerca de 50 minutos (ter atenção que não se deve destapar o tacho muitas vezes, pois as favas podem enrijar).
Regar um tabuleiro com azeite e colocar o entrecosto por cima, juntamente com a marinada. De seguida vai ao forno e, na altura em que começa a ganhar cor, rega-se com o restante sumo de laranja. Se a carne começar a secar muito depressa basta adicionar mais um pouco de vinho branco. Demora cerca de 45 minutos até estar pronto.

1 comentário :

  1. Por aqui já se comeram com enchidos, agora encontram-se favas com mais facilidade e sabem muito bem pois são bem tenras.
    Boa sugestão a tua!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.