19 de abril de 2011

Maçãs assadas


A receita que vos trago hoje não tem nada de especial, mas de qualquer modo quero partilhar a minha maneira de confeccionar maçãs assadas cá em casa. Durante algum tempo as minhas maçãs rebentavam, até eu descobrir como devia fazer o corte, de modo a que a casca possa encolher e não rebentar. O truque é fazer um corte pouco profundo, na horizontal, nas maçãs; assim a casca encolhe e não parte. Pormenores simples, mas que fazem toda a diferença.

Ingredientes
2 maçãs reinetas
2 paus de canela
4 colheres de sobremesa de açúcar louro
4 colheres de vinho do Porto

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Lavar bem as maças e retirar o caroço com um descaroçador. Fazer um corte pouco fundo, na horizontal, a meio da maçã. Colocar as maçãs num tabuleiro de ir ao forno, barrado com um pouco de manteiga. Dentro do buraco do caroço, colocar em cada maçã duas colheres de açúcar e de seguida duas colheres de vinho do Porto. Finalizar colocando um pau de canela dentro de cada uma. Levar ao forno cerca de 15 minutos. Servir as maçãs fresquinhas.

3 comentários :

  1. Estão belissimas estas maçãs. Lá em casa não lhe fazemos corte. Não nos importamos nada que se abram, porque o açucar mistura-se na polpa e ficam deliciosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bom acabei de descobrir este blog e gostei muito.
    Aqui em casa maçãs assadas também são muito apreciadas.

    Se quiseres visita o meu cantinho:
    http://enfermeiro-na-cozinha.blogspot.com

    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. eu adoro maças assadas e faço parecido
    por noram nao ponho açucar lol
    mas ficam tao boas.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.