6 de abril de 2011

Bolo de coco

Mais um bolinho que fez parte da ementa do meu aniversário, tendo este sido feito para levar para o local de trabalho. Tirando as receitas habituais, que fazem sempre parte da ementa do meu aniversário, este ano experimentei apenas receitas retiradas de blogues que costumo seguir. Esta foi uma delas, retirada daqui. E posso dizer que não decepcionou: o bolo é fantástico, húmido e derrete-se na boca. Desapareceu num instante! Voltarei a repetir certamente, mas depois de tantas festas (três aniversários: os de duas sobrinhas e o meu!) a cozinha cá de casa, nos próximos tempos, vai resumir-se a sopa e saladas!…


Ingredientes Bolo
4 ovos
250g de farinha de trigo com fermento
250g de açúcar
100g de manteiga
50g de coco ralado
1 colher chá de fermento em pó
6 colheres de sopa de leite

Ingredientes Calda
1 chávena e ½ de chá de açúcar
1 chávena e ½ de chá de leite
4 colheres de sopa de coco ralado

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma de buraco e polvilhar com farinha.
Separar as gemas das claras, bater a claras em castelo e reservar. Bater as gemas com o açúcar até obter um creme fofo. Adicionar as claras, a manteiga, a farinha, o leite, o coco e o fermento, batendo sempre entre cada adição. Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 30 minutos.
Levar a ferver o leite, o açúcar e o coco. Regar o bolo ainda quente dentro da forma, colocando a calda pouco a pouco, de modo a absorver tudo. Deixar arrefecer um pouco, desenformar e polvilhar com coco a gosto.

4 comentários :

  1. Que lindo está o bolo, eu adoro côco e com este tempo mais quente é um sabor tropical que sabe muito bem!

    ResponderEliminar
  2. Era pra festa de aniversário no local de trabalho, mas deve-se ter perdido pelo caminho. Não me lembro de o ter visto na mesa (que estava muitissimo bem recheada, como é obvio).
    Adoro coco. Vou experimentar!!
    FD

    ResponderEliminar
  3. esse bolo esta lindo e ca em casa gostamos muito de bolos com coco.
    beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.