6 de maio de 2016

Bolo de banana e chocolate


Cá em casa, consumimos bananas ‘a puxar para o verde’. Quando estas já estão a ficar maduras, vão logo para o congelador. Assim, arranjamos uma maneira de reciclar as mesmas, confeccionando bolos ou panquecas. Desta vez, saiu um bolo de banana e chocolate, bolo grande e bem saboroso. Feito a duas mãos, com a ajuda da minha sobrinha M., foi assim que recebemos mais um fim-de-semana. Experimentem!


Ingredientes
3 ovos
400g de bananas (utilizei congeladas)
350g de farinha com fermento
200g de açúcar branco
70g de açúcar mascavado
50g de xarope de ácer
100g de óleo de girassol
100g de chocolate de culinária
70g de pepitas de chocolate

Preparação
Derreter o chocolate de culinária em banho-maria e reservar. Depois, bater os ovos com os açúcares, até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicionar o óleo e o xarope de ácer, voltando a bater até ficar uma massa homogénea. De seguida, adicionar o chocolate derretido e a banana previamente esmagada. Voltar a bater. Por fim, adicionar a farinha e as pepitas de chocolate e envolver tudo com uma colher de pau (mas sem bater). Colocar a massa numa forma de chaminé, previamente untada e polvilhada com farinha. Levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 40 minutos. 

2 comentários :

  1. Ontem também fiz bolo de banana! Eu prefiro as bananas a puxar para o verde como tu dizes! Já o meus marido gosta delas a ficar mais maduritas! Mas quando elas chegam àquele ponto que eu considero maduro em demasia vão direitinhas para um bolo! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também gosto mais de bananas verdes, congelá-las é uma ótima opção quando passam esse ponto! E fazer bolinhos assim com elas depois ainda é melhor :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.