11 de maio de 2016

Camarões panados com panko e salada de clementina e emmental


O sol deu o ar da sua graça durante poucos dias, mas a vontade de comer saladas e comidas mais leves apareceu logo. No entanto, com o regresso da chuva e do frio, agora só me apetece voltar a ligar o forno e fazer comidas reconfortantes e quentinhas.  Há já algum tempo que estava para experimentar panko em casa e, com camarões disponíveis no congelador, aproveitei a oportunidade para confeccionar esta salada bem fresca e saborosa. O crocante do panko foi a cereja no topo do bolo. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
400g de miolo de camarão médio descongelado
1 ovo
Farinha de trigo q.b.
Panko q.b. 
Sal e pimenta q.b.
Mistura de salada preparada
1 clementina
Lascas de queijo emmental q.b.
30g de vinagre balsâmico 
100ml de azeite virgem 

Preparação
Temperar o miolo de camarão com um pouco de sal e pimenta. Reservar. Depois, bater a gema com um garfo num prato de sopa. Em outro prato, colocar o panko e, por fim, colocar noutro a farinha. Secar o camarão com um pouco de papel de cozinha e passar pela farinha, depois pelo ovo e finalmente pelo panko. Colocar os camarões num prato ou travessa. Quando estiverem todos panados, fritar o camarão em óleo vegetal quente até que fique dourado e colocar a escorrer sobre papel absorvente.
Para preparar o tempero da salada, colocar o azeite e o vinagre balsâmico num frasco, fechar e abanar até resultar uma mistura homogénea. Temperar com pimenta do reino e sal. 
Colocar a salada numa taça grande e temperar com o molho, retirar a casca à clementina e retirar os gomos sem os veios. Distribuir as lascas de queijo e envolver tudo. Por fim finalizar com o camarão panado.

3 comentários :

  1. Adoro camarões panados! É um petisco daqueles! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Nunca usei panko, deve dar um sabor muito bom aos camarões! Acho que nunca provei camarões panados, que falha :P Tenho de levar a receita comigo, parece-me :D

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.