3 de dezembro de 2014

Batatas gratinadas com legumes e cogumelos


Trago-vos hoje mais uma receita para ‘reciclagem’ de alimentos, neste caso umas batatas cozidas. De facto, detesto estragar comida e tento sempre reciclar alimentos. Além disso, um gratinado é sempre uma boa opção, pois tem a vantagem de aquecer um pouco a casa com o forno ligado. Esta receita é muito versátil, rápida e principalmente saborosa. Além disso, podem utilizar o que tiverem à disposição no frigorífico, foi assim que eu fiz. Experimentem!

Ingredientes
4 batatas cozidas
2 cogumelos brancos grandes
½ courgette
2 pimentos doces assados
½ cebola
1 tomate grande maduro
1 colher de chá de ervas da Provença
Azeite q.b.
Queijo parmesão q.b.

Molho bechamel
1 colher de sopa de manteiga
1 + ½ colher de sopa de farinha
200ml de leite
Noz-moscada, pimenta e sal

Preparação
Preparar o molho bechamel, levando ao lume um tachinho com a manteiga. Deixar derreter e juntar a farinha. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, o leite à temperatura ambiente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Temperar com noz-moscada, sal, pimenta. Reservar.
Alourar em azeite cebola picada. Quando esta estiver “murcha”, adicionar os cogumelos cortados às fatias e deixar cozinhar. Adicionar a courgette, cortada às fatias e sem pele, o tomate cortado em pedaços e limpo de pele e sementes e, por fim, os pimentos cortados às fatias.  Temperar com o sal e as ervas, deixando estufar em lume brando. Quando os legumes estiverem cozidos, retirar e colocar num tabuleiro que possa ir ao forno. Dispor as batatas cortadas às rodelas por cima e finalizar com o molho bechamel e o queijo parmesão ralado. Levar a gratinar, em forno a 200ºC, durante aproximadamente 20 minutos.


1 comentário :

  1. Uma reciclagem fantástica!
    As batatas ficaram mesmo apetitosas :) Muito melhores do que simplesmente cozidas!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.