10 de dezembro de 2014

Lasanha de salmão e espinafres

Por aqui, vão desfilando receitas de forno, pois com o frio que se tem sentido, sabe sempre bem o quentinho do forno na cozinha. Cá em casa gostamos mais da lasanha quando é pré-confeccionada, aquecendo-se depois na hora da refeição, pois os sabores fundem-se e a lasanha não desmancha tanto quando é cortada para servir. Por isso, esta é uma óptima sugestão para um jantar de amigos ou de família, em que tenhamos pouco tempo para preparar no próprio dia. Experimentem!

Ingredientes (6 doses)
1kg de salmão
9 placas de massa seca para lasanha
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 pimentos assados de conserva
600g de espinafres arranjados
200ml de polpa de tomate
100ml de natas para culinária
Mistura de 3 queijos q.b.
Cebolinho fresco picado
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Para o molho branco
40g de manteiga
60g de farinha
600ml de leite
Noz-moscada, pimenta e sal

Preparação
Cozer o salmão em água temperada com sal. Depois de cozido, escorrer e limpá-lo de peles e espinhas, desfiando-o de forma a obter lascas uniformes. Reservar.
Alourar em azeite o alho e a cebola picados. Juntar a polpa de tomate, os pimentos picados e regar com um copo de água, deixando estufar durante 10 minutos. Adicionar os espinafres, deixando cozinhar cerca de 5 minutos, em lume brando. Adicionar as natas e temperar com sal e pimenta.
Preparar o molho bechamel, levando ao lume um tachinho com duas colheres de sopa de manteiga. Deixar derreter e juntar a farinha. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, o leite quente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Temperar com noz-moscada, sal, pimenta e reservar.Num tabuleiro de ir ao forno, untado com azeite, colocar três folhas de lasanha, tapar com o molho e distribuir 1/3 do peixe. Repetir a operação até acabarem os ingredientes, terminando com folhas de lasanha, regada com o bechamel. Polvilhar abundantemente com queijo ralado e cebolinho fresco. Levar ao forno a 200ºC, durante aproximadamente 30 minutos, tapada com uma folha de papel de alumínio. Depois, retirar a folha e deixar durante mais 15 minutos, para gratinar. 

2 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.