30 de março de 2011

Bolo de aniversário II


Este ano tive direito a dois bolos de aniversário: um no próprio dia (do qual já aqui deixei a receita) e outro para um cafézinho no fim-de-semana com os amigos. Este foi de pão-de-ló, com recheio de morangos e doce de morango. Ficou um bolo saboroso e molhadinho, o qual só tem o inconveniente de ter que ser comido no prazo de dois dias, pois os morangos estragam-se com facilidade. A decoração foi toda feita por mim, tendo utilizado uma vez mais a pasta portuguesa. O tema escolhido foi uma menina ursinha no meio dos malmequeres, a qual fez as honras da festa.

Ingredientes do bolo:
9 ovos
525 g de açúcar
1 chávena de chá de água
450g de farinha com fermento
1 colher mal cheia de sobremesa de fermento

Ingredientes do recheio e cobertura:
300g de morangos cortados em pedaços pequenos
1 frasco de doce de morango
1 chávena de leite
1 chávena de açúcar
Massa portuguesa

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Bater os ovos com o açúcar durante 5 minutos. De seguida, adicionar a água pouco a pouco. Quando estiver bem misturado colocar a farinha e o fermento, misturando tudo muito bem mas sem bater. Levar ao forno cerca de uma hora. Aquecer o leite com o açúcar, de modo a este ficar dissolvido no leite, e deixar arrefecer.
Depois do bolo frio, aparar a parte de cima, de modo a ficar uniforme, e cortar o bolo em três partes. Regar a primeira parte com o leite, barrar com o doce de morango e colocar os morangos aos pedaços, repetindo o mesmo procedimento na segunda parte. Por fim, regar com o resto do leite e barrar a cobertura e as laterais com o doce (os restantes procedimentos já foram aqui explicados anteriormente, no post “Ursinho pescador”).

28 de março de 2011

Tarte de requeijão


Esta tarte foi  uma presença na mesa da festa do meu aniversário, bastante simples de se fazer e fica muito saborosa. A receita foi retirada do blog - O cantinho da Nanda .

Ingredientes
2 requeijões
350 g de açúcar
50 g de manteiga derretida
5 ovos
1 colher chá de fermento em pó
100 g de farinha
umas gotinhas de extracto de baunilha

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Esmagar os requeijões e misturar bem com o açúcar. Juntar os ovos, batendo bem entre cada adição. Adicionar a manteiga, a baunilha e por fim a farinha e o fermento. Bater tudo muito bem. Colocar numa tarteira de silicone e levar ao forno cerca de 25 minutos. Quando estiver quase fria polvilhar com açúcar em pó.

25 de março de 2011

Queijadas de cenoura


Como já referi por aqui, o homem cá de casa gosta muito de bolo de cenoura e de queijadas de cenoura ainda mais. Bolos de cenoura já experimentei confeccionar alguns, mas ainda não encontrei a receita perfeita que lhe agrade. Já no que às queijadas diz respeito, esta receita que encontrei no Blog Ratolinha recebeu um elogio de «muito boas!». Certamente voltarão a ser uma presença cá em casa.

Ingredientes:
500 gr de cenouras
2 ovos
200 gr de açúcar
30 gr de manteiga
3 colheres de sopa (bem cheias) de farinha maizena
1 pau de canela
Sal q.b.

Preparação:
Untar forminhas de alumínio com manteiga. Cozer as cenouras, descascadas, em água temperada com sal e 1 pau de canela. Depois de cozidas, escorrer a água, retirar a canela e triturar. Derreter a manteiga no micro-ondas e deixar arrefecer. Bater o puré de cenoura com o açúcar, as gemas e a manteiga. Juntar a farinha maizena e mexer. Bater as 2 claras em castelo e envolver no preparado sem bater.
Levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC. Passados 15 minutos, reduzir a temperatura do forno para 180ºC e deixar cozer mais 25 minutos.

24 de março de 2011

Rolo de carne recheado com farinheira e queijo


Esta é a típica receita de rolo de carne que já deixei por aqui, estando a diferença no recheio: farinheira e queijo. Fica divinal, experimentem! O rolo pode ser feito de véspera, bastando guardar no frigorífico e levar ao forno junto à hora da refeição.

Ingredientes: (6 doses)
500g de carne de vaca
500g de carne de porco
½ chouriço de carne
1 ovo
1 cebola picada
Pão ralado
Salsa picada
Sal, pimenta, q.b.
4 fatias de queijo
1 farinheira

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Preparar o pão ralado (para ter pão ralado sempre fresco, basta triturar na altura tostas na picadora). Picar o chouriço, a cebola, a salsa e os alhos na picadora eléctrica.
Colocar a carne picada numa tigela grande, para poder mexer todos os ingredientes, juntando o que picou anteriormente, e adicionar o ovo batido, o sal e a pimenta. Amassar tudo e ir adicionando pão ralado até ficar uma massa homogénea.
Numa folha de alumínio, polvilhada com pão ralado, colocar a carne e dispor as fatias de queijo, por cima a farinheira cortada às rodelas e, com a ajuda da folha, enrolar até formar um rolo. Regar um tabuleiro com azeite, colocar o rolo e levar ao forno durante aproximadamente 50 minutos.
Acompanhei com batatinhas que levei ao forno juntamente com o rolo, temperadas com azeite, sal e polpa de tomate.

22 de março de 2011

Bolo das 33 Primaveras



Foi este um dos bolos que fiz para festejar as minhas 33 primaveras. E para comemorar a rigor, fiz um bolo bem primaveril, de chocolate e recheio de chocolate. Cá em casa os bolos de aniversário são quase sempre de chocolate, pois uma das minhas sobrinhas só come bolo de chocolate (a criança até nem tem mau gosto!). Para decoração utilizei a minha 'velha amiga': massa portuguesa.
Modéstia a parte, ficou bonito e muito saboroso. Valeu a pena o trabalho, e não ficará atrás de um bom bolo de pastelaria.

Ingredientes:
6 ovos
2 chávenas de chá (bem cheias) de açúcar
3 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de água a ferver
1 tablete de chocolate de culinária
1 pacote de natas

Cobertura e recheio:
1 lata de leite condensado
1 tablete de chocolate
1 colher de sopa de manteiga
1 pacote de natas
Massa portuguesa

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar a forma com manteiga, polvilhar com farinha e reservar.
Bater as gemas com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado e aumentar de volume. Adicionar o óleo, a água e por fim a farinha, batendo sempre muito bem entre cada adição. Derreter o chocolate com as natas no micro-ondas e mexer muito bem, adicionando ao preparado anterior. Bater bem a massa até formar bolhas e, por fim, envolver as claras previamente batidas em castelo. Levar ao forno cerca de 40 minutos. Depois de cozido desenformar e deixar arrefecer sobre uma rede.

Recheio e cobertura:
Levar ao lume o leite condensado, a manteiga, as natas e o chocolate (partido aos bocadinhos), até obter alguma consistência. Deixar arrefecer um pouco.
Depois do bolo esfriar, aparar a parte de cima, de modo a ficar uniforme, e cortar o bolo em 3 partes. Rechear o bolo e barrar toda a cobertura e as laterais (os restantes procedimentos já foram aqui explicados anteriormente, no post “Ursinho pescador”).

 
Receita do bolo retirada  do Fórum Istofaz-se

21 de março de 2011

Empadas de camarão e atum


Muito obrigada pelos comentários aqui deixados pelo meu aniversário, e a todos muitas beijocas. Nos próximos tempos, irei aqui deixar as receitas que saíram da cozinha lá de casa para comemorar a data. Por agora, deixo-vos mais uma receita muito fácil de fazer, a qual para um piquenique, como foi o caso, é mesmo super-prática. Ou então, para comer acompanhadas com uma salada, ficará uma refeição leve e rápida. Basta juntar meia dúzia de ingredientes... e já está! Ficam muito fofas e saborosas, e pode-se sempre utilizar os ingredientes de que mais gostarmos. Apreciem!

Ingredientes (cerca de 12 empadas)
Camarão q.b.
1 lata de atum em azeite
3 ovos
2 dl de leite
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
Sal, pimenta q.b.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Escorrer o atum e desfiar com um garfo. Colocar dois camarões por cada forma (neste caso utilizei forminhas de silicone, logo não é necessário untar com manteiga). Bater os ovos, adicionar o leite, o atum, a mostarda e temperar com sal e pimenta. Colocar esta mistura dentro das formas, não enchendo muito cada uma, já que os ovos 'crescem' um bocadinho. Levar ao forno cerca de 20 minutos.

17 de março de 2011

Parabéns


Hoje estou de parabéns pelas minhas 33 primaveras. E o meu blog está igualmente de parabéns, já que partilho hoje convosco a minha 100º receita. Queria deixar uma receita original para estas comemorações, por isso nada melhor do que um bolo arco-íris. Claro que não podia deixar de agradecer a todos aqueles que me visitam aqui, pelos comentários deixados e os momentos partilhados, e ainda às minhas “cobaias”, que com tanta paciência provam os meus petiscos. Mas quero particularmente agradecer a uma menina muito especial, que diz que sou a melhor cozinheira do mundo (obrigada, sobrinha linda!), e ao homem cá de casa, que com tanta paciência me vai aturando nestas aventuras. Obrigada a todos!

Bolo arco-íris

Ingredientes
300g de manteiga sem sal (à temperatura ambiente)
300g de açúcar
350g de farinha com fermento
5 ovos
½ colher de sobremesa de fermento
5 colheres de sopa de Compal de ananás
Corante alimentar azul
Corante alimentar cor-de-laranja
Corante alimentar verde
Corante alimentar cor-de-rosa
Corante alimentar amarelo

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de 20 cm com manteiga e polvilhar com farinha.
Bater o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo. Adicionar os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada um. Adicionar a farinha, o fermento peneirado, e por fim o sumo. Dividir a massa por 5 tigelas e adicionar o corante em cada uma (eu costumo colocar com um palito, já que basta uma pequena quantidade; quanto mais colocarem mas escuro fica o tom). Distribuir a massa pela forma a gosto.
Podem ver passo a passo aqui: Link
Levar ao forno cerca de 40 minutos. Depois de cozido, desenformar para cima de uma rede e regar com mais um pouco de sumo de ananás.



16 de março de 2011

Peito de Frango com tomilho e puré de batata


Nos últimos tempos, cá em casa o tempo passado na cozinha tem sido pouco. Entre os trabalhos para o meu mestrado, a confecção dos fatos de Carnaval (durante um mês trabalhámos afincadamente, para nos divertirmos durante 5 dias, mas valeu a pena o esforço… Já acabou, para o ano há mais!) e, claro, o meu trabalho, sobrou pouquíssimo tempo para as minhas aventuras culinárias. Assim, “investi” em pratos simples e rápidos. O que vos trago hoje é isso mesmo mas, claro, não deixa de ser saboroso e nutritivo.

Ingredientes
2 peitos de frango
Sumo de limão (½ limão)
4 colheres de café de manteiga
Alho picado seco q.b.
Tomilho fresco q.b.
Sal e pimenta q.b.

Puré de batata
2 batatas grandes
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
3 colheres de sopa de leite
Sal, noz-moscada, pimenta branca q.b.

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Cozer as batatas com casca, em água a ferver com sal, e de seguida reservar.
Colocar cada peito em cima de papel de alumínio, temperar com sumo de limão, sal, pimenta, alho, tomilho e finalizar com duas colheres de manteiga por cima. Fechar o papel de alumínio de modo a fazer um embrulho. Levar ao forno cerca de 25 minutos. Enquanto a carne está no forno, pelar as batatas e passar pelo passe-vite. Colocar num tacho, adicionar a manteiga e o leite, e levar a lume brando para incorporar. Temperar a gosto e servir de imediato com a carne. Acompanhar com laranja às rodelas.

14 de março de 2011

Bolinhas de carne


Esta receita é óptima para quando nos sobra carne, que neste caso foi lombo de porco assado. É uma maneira de aproveitar carne já cozinhada e, se congelarmos, pode sempre servir para uma refeição em que temos pouco tempo para confeccionar, ou mesmo para uma entrada de um jantar. Simples, barato e, principalmente, uma óptima maneira de não estragar comida.

Ingredientes
400g de carne cozinhada (picada)
120g de manteiga
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 cebolas (picadas finamente)
120g de farinha de trigo
3 dl de leite
2 ovos
Sal, pimenta, noz-moscada q.b.
4 colheres de sopa de salsa picada
6 colheres de pão ralado

Preparação:
Derreter a manteiga, juntar o alho e a cebola e deixar alourar. Juntar a farinha e mexer até ligar, adicionar o leite quente em fio e continuar a mexer até descolar do fundo. Colocar a carne picada, temperar e continuar a mexer cerca de 2 minutos. Adicionar a salsa e o pão ralado e misturar bem. Fora do lume, juntar os ovos batidos e mexer bem, levar a lume brando e mexer até formar uma bola.
Por fim, deixar arrefecer até conseguir formar pequenas bolas com as mãos. Passar por ovo batido e seguidamente por pão ralado. Fritar em óleo bem quente ou então congelar.

11 de março de 2011

Pudim de limão e uma homenagem


Hoje trago-vos uma receita amarela. «E o porquê do amarelo?...» – pensam vocês. Passo a explicar: o amarelo representa a luta dos professores de Educação Visual e Tecnológica pela defesa do seu trabalho, a defesa do ensino das artes ao segundo ciclo nas nossas escolas e, principalmente, pela defesa da criatividade e desenvolvimento artístico das nossas gerações futuras. Para quem não sabe, com as novas alterações do sistema curricular, a disciplina de EVT vai passar a ser leccionada apenas por um professor. Como tal, milhares de professores ficarão sem trabalho e milhares de crianças ficarão sem o apoio necessário ao seu desenvolvimento artístico. Pouco mais posso fazer para demonstrar o meu apoio aos professores de EVT, por isso deixo aqui a minha homenagem, na forma de um saboroso pudim amarelo.

Ingredientes (4 doses)
40g de manteiga (amolecida)
¾ chávena de açúcar
1 colher de chá de raspas de limão
2 ovos (separados)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento em pó
½ chávena de sumo de limão
1 chávena de leite

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 175ºC. Bater a manteiga com o açúcar até o creme resultante ficar esbranquiçado. Adicionar as raspas e as gemas, batendo até ficar cremoso. Colocar a farinha e o fermento peneirados, adicionar em seguida o sumo de limão e o leite, batendo somente para incorporar. À parte, bater as claras em neve, até formar picos firmes. Misturar as claras com o preparado líquido, misturando tudo delicadamente. Colocar em ramequins untados com manteiga, dispor sobre uma assadeira com as laterais altas, e encher com água quente até metade dos ramequins. Levar ao forno em banho-maria, durante cerca de 20-25 minutos.

Receita retirada do blogue Comida de Quinta

10 de março de 2011

Bife de atum de cebolada


A única vez que tinha experimentado atum fresco foi grelhado, e não gostei muito do sabor. Nunca mais voltei a comer, até o homem cá de casa ter-me pedido bife de atum de cebolada. Pensei logo: «eu faço mas não como»... Numa ida ao mercado, quando passava pela zona da peixaria, estava à venda atum fresco, do qual trouxe para casa um bife para lhe fazer a vontade. Como o bife era bem grande acabei por provar, e até não é assim tão mau, comi e gostei. Por vezes o problema não é do ingrediente, mas sim do modo de confecção, por isso não custa tentar de outras maneiras.

Ingredientes (2 doses)
1 bife de atum grande
1 cebola grande
2 dentes de alho
½ copo de vinho branco
Azeite q.b.
Sal q.b.
Batatinhas cozidas
Salsa fresca q.b.

Preparação:
Temperar o bife com sal. Cortar a cebolas e os alhos às rodelas finas, levando a alourar em azeite num tacho. Quando a cebola estiver “murcha”, juntar o atum e regar com o vinho branco. Deixar cozinhar em lume brando até o atum estar macio; se começar a secar muito juntar um pouco de água quente. Servir com batatinha cozinhas e polvilhar com salsa fresca picada.

4 de março de 2011

Carnaval com chocolate


Por aqui já cheira a Carnaval e esta cozinha vai estar parada por uns dias. Sim eu vivo na terra do Carnaval, Torres Vedras. Vão ser 5 dias de festa e para comemorar deixo-vos uns queques de chocolate. Divirtam-se pois eu vou fazer o mesmo!

Ingredientes:
375g de farinha com fermento
100g de açúcar
150g de chocolate amargo
2 ovos
375 ml de leite
160g de manteiga sem sal

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Untar formas para queques com manteiga ou então, como foi o caso, utilizar forminhas de papel especiais para queques, dentro de formas individuais de metal.
Peneirar a farinha, para dentro de uma tigela, e misturar com o açúcar, fazendo uma cova no meio. Bater os ovos com o leite e deitar na cova dos ingredientes secos. Derreter no microondas a manteiga e o chocolate, misturar muito bem. Adicionar à massa e mexer com uma colher de metal, até os ingredientes estarem todos misturados.
Encher as forminhas, até cerca de três quartos, com a massa. Levar ao forno cerca de 25 minutos ou até que um palito introduzido no centro de um bolinho saia limpo.

2 de março de 2011

Robalinho com camarões

Cá em casa gostamos mesmo muito de peixe no forno, é certo e sabido. Desta vez o escolhido foi um robalinho que sorriu para mim na peixaria, que com as gambas que estavam ao lado deu origem a uma combinação perfeita. Temperos simples e sabor fantástico, melhor é impossível!

Ingredientes:
1 robalinho
12 camarões de calibre médio (cozidos e descascados)
1 limão
1 colher de sopa de tomilho seco
Azeite q.b.
Sal q.b.
Batatinhas para assar pré-congeladas

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Regar um tabuleiro de ir ao forno com azeite e colocar o peixe. Temperar com sal, azeite e sumo de limão. Abrir o peixe e colocar os camarões dentro do mesmo. Adicionar as batatas, temperadas com sal e azeite. Polvilhar tudo com rosmaninho e colocar duas rodelas de limão por cima do peixe. Levar ao forno cerca de 30 minutos.