11 de março de 2011

Pudim de limão e uma homenagem


Hoje trago-vos uma receita amarela. «E o porquê do amarelo?...» – pensam vocês. Passo a explicar: o amarelo representa a luta dos professores de Educação Visual e Tecnológica pela defesa do seu trabalho, a defesa do ensino das artes ao segundo ciclo nas nossas escolas e, principalmente, pela defesa da criatividade e desenvolvimento artístico das nossas gerações futuras. Para quem não sabe, com as novas alterações do sistema curricular, a disciplina de EVT vai passar a ser leccionada apenas por um professor. Como tal, milhares de professores ficarão sem trabalho e milhares de crianças ficarão sem o apoio necessário ao seu desenvolvimento artístico. Pouco mais posso fazer para demonstrar o meu apoio aos professores de EVT, por isso deixo aqui a minha homenagem, na forma de um saboroso pudim amarelo.

Ingredientes (4 doses)
40g de manteiga (amolecida)
¾ chávena de açúcar
1 colher de chá de raspas de limão
2 ovos (separados)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de chá de fermento em pó
½ chávena de sumo de limão
1 chávena de leite

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 175ºC. Bater a manteiga com o açúcar até o creme resultante ficar esbranquiçado. Adicionar as raspas e as gemas, batendo até ficar cremoso. Colocar a farinha e o fermento peneirados, adicionar em seguida o sumo de limão e o leite, batendo somente para incorporar. À parte, bater as claras em neve, até formar picos firmes. Misturar as claras com o preparado líquido, misturando tudo delicadamente. Colocar em ramequins untados com manteiga, dispor sobre uma assadeira com as laterais altas, e encher com água quente até metade dos ramequins. Levar ao forno em banho-maria, durante cerca de 20-25 minutos.

Receita retirada do blogue Comida de Quinta

5 comentários :

  1. Os professores são sem dúvida uma classe que devia ser mais valorizada e apoiada mas neste País é ao contrário enfim, é o pais que temos Somi.
    Apoio estes e qualquer um por isso estou contigo e aceito de bom grado uma fatia desse pudinzinho amarelo de aspecto bem delicioso,

    beijinhos...

    ResponderEliminar
  2. Querida Somi…
    Pudim AMARELO…. Só tu para fazeres uma associação destas. É nas mais pequenas coisas que sentimos o quão importante somos…
    Que delicia, o travo a limão, mesmo para ti que não tens sabor… Imagina o delicioso que estava… uma PEQUENA DELICIA….
    EVT…
    Aquela disciplina MENOR que, quase ninguém dá valor, mas que está sempre presente nos momentos e acontecimentos mais importantes da vida de uma escola, assim como os teus petiscos nas nossas vidas, cheios de muito carinho e dedicação… A CRIATIVIDADE, O ESPIRITO CRITICO! O SABER SABER, O SABER SER, O SABER FAZER… Coisas simples que só o “ Ratatui” nos sabe dar o valor.
    Bem hajas Somi por TUDO…
    CSL-EVT

    ResponderEliminar
  3. Oi Somi, teu blog é muito bom.
    Já to seguindo, me siga tb
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Soni,
    Ha proficoes que se dia valorizar mais como este caso. Mas infelizmente não e' assim. Aqui nos USA no estado onde vivo esta-se a passar o mesmo.

    Esse bolinho ficou lindo e com uma cor linda bem Amarelinho. Uma bela homenagem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. infelizmente a crise esta a levar a cortes destes e coisas que podiam coratr nao.
    o pudim esta bem bonito e de limao um dos meus sabores favoritos.
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.