24 de dezembro de 2010

Tronco com um Feliz Natal


Para todos aqueles que me visitam aqui no meu cantinho desejo um feliz Natal, cheio de coisas boas, coisas doces e, principalmente, muita saúde e amor. Como sugestão para adoçar a vossa consoada, aqui vos deixo uma receita de tronco de Natal, neste caso de chocolate. O Natal tem um significado de partilha, e ocorre que esta mesma receita foi partilhada por outros blogs, mais precisamente aqui e aqui. E agora sou eu que a venho partilhar com vocês, com votos de festas felizes! Voltarei em breve a este espaço, depois das festividades que se avizinham.

Ingredientes
Manteiga para untar (usei spray desmoldante)
4 ovos
100 g de açúcar
2 colheres de sopa de água
50 g de farinha
30 g de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Açúcar em pó
Creme de chocolate
1 ovo
90gr de manteiga
50gr de açúcar
50gr de chocolate de culinária
1 colher de chá de café
Creme de natas
125ml de natas para bater bem frias
50gr de açúcar em pó
Decoração
Raspas de chocolate
Pasta portuguesa (verde e vermelha)

Preparação
Creme de chocolate:
Bater o ovo com o açúcar e a manteiga. Derreter o chocolate e juntar ao creme do ovo e da manteiga. Misturar bem e guardar no frigorífico.
Preparar o creme de natas, batendo as natas até ficarem bem firmes. Adicionar depois o açúcar, mexer bem e guardar no frigorífico.
Na hora de utilizar o creme misturar a base de chocolate com as natas.
Torta:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Pincelar um tabuleiro (usei um de 30x35 cm) com manteiga derretida ou usar spray desmoldante.
Forrar o tabuleiro com papel vegetal e voltar a untar o papel. Bater os ovos com a batedeira e adicionar o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem parar de bater, adicionar a água a ferver. Juntar a farinha peneirada com o chocolate e o fermento em pó e envolver delicadamente no creme. Deitar o preparado no tabuleiro, alisar a superfície e levar ao forno entre 10 a 15 minutos.
Desenformar o bolo sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar em pó, retirar a folha de papel que usou para forrar o tabuleiro e cobrir com o mesmo tabuleiro até a massa estar completamente fria. Barrar a superfície da torta com o creme de chocolate, enrolar com a ajuda do papel e colocar sobre uma torteira.
Depois de frio, cortar um topo do bolo para formar o tronco de Natal.
Passar o bolo para o prato de servir e cobrir com o restante creme, levando em seguida ao frigorífico para endurecer um pouco.
Para completar a decoração, polvilhar o tronco com raspas de chocolate e um azevinho feito em pasta portuguesa verde e vermelha.

5 comentários :

  1. Que maravilha de Tronco de Natal, mesmo guloso!
    O ideal para esta noite, e para o dia de amanhã!

    Boas Festas!
    Tudo de bom para ti e para a tua família.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Querida Somi,

    Um Natal muito feliz para ti e para a tua família.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida Somi...
    Partilho aqui com os seguidores deste teu blog um pequeno desabafo.
    Nestes dias em que se estão a perder alguns valores fundamentais do "O que é o Natal" a Somi consegue nos brindar sempre com alguns mimos muito especiais. Natal sem AMIGOS, não é natal. Podem pensar, mas e a família? A verdadeira família nossos amigos são.
    Desta vez, para além de outros mimos, muitos mimos, ela conseguiu nos brindar com um deliciosos e guloso tronco de natal, está tão cremoso que até escorrega na boca parece veludo.
    A todos, pois à Somi é pessoal...
    Um Feliz Natal cheio de coisas muito boas e aguardem, a Somi já deve de estar a pensar/preparar algo para nos mimar na Passagem de Ano.

    ResponderEliminar
  4. por acaso nunca fiz ca em casa
    fazemos outros doces e nunca xperimentei este
    mas esta bem bonito o teu rolinho parabens:-)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.