quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Entrecosto com mel e mostarda

Numa das minhas idas às compras passei pelo Lidl (publicidade de graça...), onde comprei vinagrete de mostarda e mel. Na altura pensei: «... ainda não sei bem que uso lhe vou dar, mas de certeza que irá ter um final feliz em alguma receita.» É que cá em casa gostamos muito da conjunção da mostarda com o mel, tanto no peixe como na carne, e utilizamo-la sempre que possível. Desta vez o ingrediente principal escolhido, e prontamente temperado por esta conjunção perfeita, foi um naco de entrecosto. Ficou óptimo! A carne ficou mesmo suculenta e com um sabor fantástico!
Se não encontrarem o molho vinagrete à venda, podem sempre confeccioná-lo em casa: basta juntar mostarda, mel e sementes de mostarda.

Ingredientes (2 doses)
500g de entrecosto com osso
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de sobremesa de louro picado
1 laranja
3 colheres de sopa de molho vinagrete
4 colheres de sopa de polpa de tomate
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
Batatas para assar q.b.

Preparação
Colocar o entrecosto dentro de um saco de plástico, juntamente com o alho, o louro, o sumo da laranja, o molho vinagrete e a polpa de tomate. Fechar o saco e agitar muito bem, para a carne receber por inteiro a marinada. Reservar no frigorífico durante uma hora. Regar um tabuleiro de ir ao forno com azeite, colocar o entrecosto e a marinada, e temperar com sal e pimenta preta moída na hora. Levar o tabuleiro ao forno, tapado com folha de alumínio, por 20 minutos, a 200ºC. Ao fim desse tempo, virar a carne e colocar as batatas, previamente temperadas com azeite e sal. Deixar assar por mais 20 minutos. Retirar a folha de alumínio e deixar alourar a carne mais 10 minutos.

3 comentários :

  1. Que delicia que deve ter ficado
    este entrecosto... Todos os
    ingredientes são do meu agrado.
    Por isso só pode ser bom.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Oi Somi! Que delicia de entrecosto! E essas batatinhas... um arraso!Aliás, todo o seu blog é um arraso. Esta é minha primera visita de muitas! Ja estou te seguindo! Abraços,

    http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. ESTE ENTRECOSTO FICOU UMA MARAVILHA, ADORO A COMBINAÇAÕ DE SABORES.
    BJS

    ResponderEliminar