7 de dezembro de 2010

Risoto de camarão e ervilhas


Retirei esta receita de um livro de cozinha italiana, mas acabei por adaptá-la, como já é hábito meu, introduzindo o pimento e as ervilhas. O pimento porque tenho muitos e as ervilhas para dar alguma cor ao risoto. Cá em casa utilizo uns pimentos bebés, vindos da horta do meu pai. O sabor deles não é tão intenso como os 'normais', mas não sei o nome da espécie. Foram plantados por engano pelo meu pai, que pensava estar a plantar uns vulgares pimentos, mas nasceram estes. São mesmo muito bonitos e dão um óptimo sabor à comida. 
Há quem diga que para fazer risoto é preciso ser especialista mas, na minha opinião, é mais uma questão de paciência. Basta estar com atenção e  juntarmos o caldo necessário para o arroz cozer. Mas vale a pena o tempo de espera: o arroz fica muito cremoso... e muito saboroso!

Ingredientes
500g de camarão graúdo
200 g de arroz risoto
1 chávena de ervilhas cozidas
½ pimento vermelho
½ cebola
1 dente de alho
½ copo de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
1 litro de água
Queijo parmesão ralado  q.b.
Azeite q.b.
Pimenta preta q.b.
Sal q.b.

Preparação
Colocar o camarão numa panela com um litro de água, temperada com sal e pimenta moída na hora. Após a água estar a ferver, deixar os camarões cozerem durante 4 minutos. Retirar os camarões e passar por água fria. Reservar a água e descascar os camarões.
Num tacho, refogar a cebola e o alho picados com azeite. Quando a cebola estiver translúcida juntar o pimento, cortado às fatias fininhas. Deixar refogar por mais 2 minutos e juntar o arroz, envolvendo os grãos na mistura até ficarem amarelos. Acrescentar a dose de vinho branco e deixar evaporar. Depois, basta juntar concha a concha o caldo de cozer o camarão, mexendo sem parar, até o arroz ficar al dente. Quando estiver quase cozinhado, juntar o camarão cortado em pedaços, as ervilhas e mais uma concha de caldo. Quando o arroz atingir o ponto, desligar o fogão e acrescentar a manteiga e o queijo ralado. Servir de imediato.

2 comentários :

  1. Que maravilha ficou esse risoto.
    Que sorte teres sempre vegetais fresquinhos,
    a comida fica com um sabor diferente :)
    De certeza que ficou delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. esta uma maravilha
    cremosos como eu gosto e tao bem que me sabia agora
    beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.