2 de setembro de 2015

Alperces com migalhas doces


Retirei esta receita, se não me engano, do Fugas. De facto, tenho o hábito, quando encontro uma receita que me pisca o olho, de tirar uma fotografia com o telemóvel. Depois, o tempo vai passando e eu esqueço-me de onde a retirei. Já a preparei algum tempo, mais precisamente na altura dos alperces, mas é facilmente adaptável com os pêssegos que agora abundam. É uma sobremesa doce quanto baste e que se desfaz na boca. Experimentem!

Ingredientes
12 alperces
1 cálice de moscatel
1 pau canela
1 colher de café de sementes de erva-doce
50g de açúcar

Ingredientes para a massa
120g de farinha
60g de manteiga (à temperatura ambiente)
60g de açúcar
1 colher de café rasa de sal
½ ovo batido

Preparação
Cortar os alperces e retirar o caroço. Colocá-los numa panela com o açúcar, o moscatel, a canela e as sementes de erva-doce. Deixar cozer durante 5 minutos, retirar do lume e reservar. Depois, misturar todos os ingredientes da massa doce, começando pela farinha e adicionando o açúcar, o sal, a manteiga e, por fim, o ovo, para formar uma bola. De seguida, estender com o rolo da massa e levar a cozer ao forno, a 180ºC, até ficar dourada. Depois de cozida, picá-la na trituradora. Distribuir as migalhas nos pratos de servir e colocar os alperces por cima. 

3 comentários :

  1. Um deliciosa sugestão, rápida e prática. Vale a pena experimentar!

    Gostei muito!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. É um hábito engraçado, uma boa forma de não esquecer as receitas. Tem é esse inconveniente :P
    A receita parece-me muito boa :D

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.