quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Alperces com migalhas doces


Retirei esta receita, se não me engano, do Fugas. De facto, tenho o hábito, quando encontro uma receita que me pisca o olho, de tirar uma fotografia com o telemóvel. Depois, o tempo vai passando e eu esqueço-me de onde a retirei. Já a preparei algum tempo, mais precisamente na altura dos alperces, mas é facilmente adaptável com os pêssegos que agora abundam. É uma sobremesa doce quanto baste e que se desfaz na boca. Experimentem!

Ingredientes
12 alperces
1 cálice de moscatel
1 pau canela
1 colher de café de sementes de erva-doce
50g de açúcar

Ingredientes para a massa
120g de farinha
60g de manteiga (à temperatura ambiente)
60g de açúcar
1 colher de café rasa de sal
½ ovo batido

Preparação
Cortar os alperces e retirar o caroço. Colocá-los numa panela com o açúcar, o moscatel, a canela e as sementes de erva-doce. Deixar cozer durante 5 minutos, retirar do lume e reservar. Depois, misturar todos os ingredientes da massa doce, começando pela farinha e adicionando o açúcar, o sal, a manteiga e, por fim, o ovo, para formar uma bola. De seguida, estender com o rolo da massa e levar a cozer ao forno, a 180ºC, até ficar dourada. Depois de cozida, picá-la na trituradora. Distribuir as migalhas nos pratos de servir e colocar os alperces por cima. 

4 comentários :

  1. Um deliciosa sugestão, rápida e prática. Vale a pena experimentar!

    Gostei muito!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. É um hábito engraçado, uma boa forma de não esquecer as receitas. Tem é esse inconveniente :P
    A receita parece-me muito boa :D

    ResponderEliminar
  3. Olá, sou a Isabel e acompanho o seu blog há bastante tempo, sou aliás leitora assídua de muitos outros blogs diáriamente, e, como tal decidi criar um blog onde divulgo os blogs que acompanho, (mas apenas escritos em português) sejam de receitas, artesanato, fotografias, moda, decoração, etc.

    Faço um pequeno tópico onde convido á visita dos blogs com hiperlink bem visível, de alguns posts do dia.
    Não faço reprodução de fotos nem textos dos autores, leio e divulgo.
    (Todas as fotos publicadas no meu blog são minhas.)

    Estou em "Conchas e Búzios" (http://conchasebuzios.blogspot.pt/).

    Resta-me apenas parabenizar o seu trabalho e agradecer uma visita ao meu cantinho quando for oportuno.


    Isabel Guerreiro
    iguerreiro2002@gmail.com

    ResponderEliminar