10 de abril de 2015

Cogumelos recheados com batata-doce e pimentos


Devem estar a pensar: «mais uma receita de cogumelos recheados!» Mas o cogumelo é um ingrediente tão versátil, quase o “bacalhau” dos legumes, que pode ser preparado de mil e uma maneiras. Cá em casa, são feitos muito frequentemente, pois são fáceis de preparar e muito saborosos. Desta vez, utilizei uma batata-doce já assada, não fui assar de propósito, pois é um processo algo demorado. O que aconselho é assarem várias batatas ao mesmo tempo e, depois, bastará acondicionar no frigorífico e poderão ser utilizadas noutras receitas (sopas, recheios, doces, etc). Assim, obtemos uma refeição vegetariana, rápida de preparar, bem saborosa e pouco calórica. Experimentem!

Ingredientes
4 cogumelos (para assar)
1 batata-doce assada (grande)
1 pimento doce assado (utilizo de compra, já assado)
1 colher de café de orégãos em pó
Croutons com ervas e sal
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Depois, picar as batatas-doces várias vezes com a ajuda de um garfo. Envolver as mesmas em folha de alumínio e colocar no forno. Deixar assar até as batatas-doces estarem cozinhadas por dentro (normalmente, demora entre 45 minutos e uma hora, dependendo do tamanho das batatas). Colocar os croutons dentro de um saco de plástico e bater com o rolo da massa até obter migalhas (não bater de mais, se não ficarão em pó). Reservar. Utilizando uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o respectivo pé. Colocar os ditos num tabuleiro de ir ao forno, temperar com sal e regar com um fio de azeite. Retirar a casca da batata e esmagar com um grafo, adicionar o pimento picado, envolver tudo muito bem e temperar com sal, pimenta e os orégãos em pó. Por fim, dividir este preparado pelos cogumelos, polvilhar com os crotouns e regar com um fio de azeite. Levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.

1 comentário :

  1. Eu tenho usado cogumelos algumas vezes e gosto muito! Recheados não é a maneira como faço mais frequentemente, mas nem sei porquê... Muito bom aspeto! :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.