segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bacalhau fofo com cenoura e espinafres


Esta é uma daquelas receitas que costumo fazer em maior quantidade. Depois, aproveito para congelar, para aqueles dias em que o tempo é muito pouco para cozinhar, mas apetece uma comida de conforto saidinha do forno. É uma versão do bacalhau com natas, mas reforçada com legumes e utilizando batata palha. Aproveitei para utilizar uma nova batata que encontrei à venda, pois fiquei curiosa e decidi experimentar. E o resultado deixou-me muito satisfeita: é bastante estaladiça e em formato muito pequeno (chama-se Batatas Fritas Palha Fina do Sr. Basílio). Experimentem!

Ingredientes
2 postas grandes de bacalhau (cozido e desfiado)
3 cenouras raladas
1 cebola grande
1 molho de espinafres arranjados
180g de batata palha
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b. 
200ml de natas
500ml de molho branco (500ml de leite, duas colheres de sopa de farinha e três colheres de manteiga, sal e noz-moscada)
Queijo ralado q.b.


Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Limpar o bacalhau de espinhas e pele, desfiar e reservar. Cortar a cebola às rodelas e picar os alhos. Lavar muito bem os espinafres, para retirar toda a areia e retirar as folhas. Depois, fazer uma cebolada, com a cebola, alho e azeite, adicionar as cenouras e deixar estufar em lume brando. Quando as cenouras estivem cozidas, adicionar os espinafres e o bacalhau. Deixar estufar durante mais 2 minutos e adicionar as batatas, o molho branco e as natas, envolver tudo muito bem e rectificar os temperos. Colocar num tabuleiro refractário e finalizar com queijo ralado. Levar ao forno a gratinar durante cerca de 20 minutos.

Para preparar o molho branco, levar ao lume um tachinho com a manteiga. Deixar derreter e juntar a farinha. Misturar bem até formar uma bola, deixar cozer um pouco e ir juntando, aos poucos, o leite quente. Mexer até o molho engrossar e ficar liso e aveludado. Temperar com noz-moscada, sal e pimenta e reservar.


4 comentários :

  1. Uma refeição cheia de bom aspecto e deliciosa , bem cremosa certamente.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Bacalhau fofo, que giro :P A travessa ficou bem linda, não costumo fazer nada do género mas com esse aspeto acho que isso vai mudar :D

    ResponderEliminar