8 de julho de 2011

Bolo de chocolate |sem farinha|


Esta receita, que hoje partilho, foi retirada da revista Bimby de Julho. Embora eu não tenha bimby, não é que não me importasse,  gosto de comprar a revista. Traz receitas muito interessantes, que depois eu adapto ao método convencional, e esta não foi diferente.
Primeiro, na receita indicam 6 ovos nos ingredientes, mas depois na confecção só descrevem 6 claras; como fiquei na dúvida utilizei as gemas também. A segunda alteração foi na forma, já que como com fundo amovível só tinha de 26cm, tendo e bolo ficado mais largo e menos alto. Por último, a receita original levava uma cobertura de mascarpone com frutos vermelhos, mas eu coloquei natas batidas com cerejas.
Mesmo com tanta alteração, posso dizer que ficou uma bomba calórica muito, mas mesmo muito saborosa. Se bem que não gerou consensos: houve quem adorasse, outros acharam enjoativo. Como nem todos temos os mesmos gostos, aconselho mesmo é a experimentarem!

Ingredientes
200g de açúcar
300g de chocolate para culinária
6 ovos
150g de água
1 colher de chá de café solúvel
1 colher de chá de canela em pó
200g de manteiga

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Picar o chocolate em pedaços pequenos. Bater as claras em castelo e reservar. Colocar a água num tacho e levar a lume brando, juntamente com o café e a canela, até dissolver. Adicionar o chocolate e ir mexendo até derreter o chocolate, colocando por fim o açúcar. Deixar arrefecer um pouco e adicionar as gemas, batendo sempre para envolver bem. Juntar às claras, envolvendo deliciadamente. Colocar numa forma de fundo amovível, de aproximadamente 22cm de diâmetro, com o fundo forrado com papel vegetal, e levar ao forno cerca de 30 minutos.

3 comentários :

  1. Somi,
    Ficou com um aspecto super apetitoso e bem fresquinho : ) Gostei muito da receitinha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ACHEI ESSA RECEITA BEM INTERESSANTE.
    E O ASPECTO AGRADOU-ME, DEVE SER UMA DELICIA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.