29 de agosto de 2010

O bife com batatas fritas


Mais um jantar de sábado entre amigos! Perguntei a um convidado especial o que queria jantar... e não é que respondeu bife com batatas fritas?! Para mim, é impensável dar de jantar aos meus amigos o típico bife com batatas fritas e, obviamente, também não ia perder a oportunidade de testar mais uma receita. Decidi então fazer bifes de perú recheados com farinheira e ananás, acompanhados por umas estaladiças batatas fritas às rodelas.
E assim foi! Lá estava o bife com as batatas fritas, claro, mas tudo com um toque muito especial.


Ingredientes (4 pessoas)
4 bifes de perú
1 farinheira
6 rodelas de ananás em conserva
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 chávena de chá do líquido da conserva do ananás
Azeite
Sal e pimenta

Preparação
Pré – aquecer o forno a 200.ºC
Cozer a farinheira e, para esta não rebentar, espetar um palito numa das pontas.
De seguida triturar o ananás, de modo a não ficar em papa. Temperar os bifes com sal e, para os rechear, estender cada um em cima de papel alumínio, colocando primeiro a farinheira e depois o ananás. Depois é só enrolar tudo com o papel, de modo a ficar como se fosse um 'embrulho'.
Levar os 'embrulhos' ao forno num tabuleiro, durante 20 minutos. Enquanto isso, cortar a cebolaàs rodelas e picar os alhos, levando a refogar num frigideira com azeite, de modo a 'murchar' a cebola.
O processo de levar primeiro os bifes ao forno, enrolados em papel de alumínio, serve para a carne 'colar'. Assim não é preciso colocar palitos ou enrolar em cordão, e também ficam mais bonitos.
Retirar os bifes do forno e do tabuleiro, deixando arrefecer um pouco (o tempo necessário para conseguir agarrar no papel de alumínio sem se queimar e desenrolar os embrulhos). No mesmo tabuleiro que levou os bifes ao forno colocar a cebolada e por cima os bifes, temperando de seguida com o molho do ananás e a pimenta.
Levar ao forno por mais 15 minutos e virar os bifes a meio do tempo.
Acompanhar com batatas fritas às rodelas, arroz branco... e carinho.

1 comentário :

  1. Definitivamente este passou a ser o meu prato de "bife com batatas fritas" preferido.
    Muito bom mesmo.
    Beijinhos,
    Rita

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.