15 de abril de 2020

Pãodemia da Filipa Gomes



A Filipa Gomes mostrou esta receita no Instagram e acabou por se tornar viral. Cá em casa também experimentei e fiquei fã. Faço pão em casa há muito tempo, e já tinha experimentado no tacho, mas o resultado desta receita é fantástico. Já utilizei com várias farinhas, com sementes, e todos os pães ficaram crocantes e cresceram imenso! A minha favorita é a que utiliza três farinhas (espelta, trigo e trigo integral). Experimentem!
  
Ingredientes
3 chávenas de farinha (cerca de 420gr)
1 chávena e 1/2 de água (360gr)
1/2 colher de chá de fermento de padeiro (seco)
1 colher chá de sal grosso

Preparação
Misturar tudo, tapar e deixar levedar durante 8-12horas (ou até 24h). Passado esse tempo, enfarinhar bem a bancada (ou papel vegetal, que fica mais fácil) e deitar a massa. Puxar de dentro para fora algumas vezes, até formar uma bolinha. Virar a costura para baixo e deixar descansar tapado, enquanto se pré-aquece o forno a 250° com a panela lá dentro (de ferro, de preferência, e que tenha tampa).
Assim que estiver super-quente, passem a massa para dentro da panela, tapem e levem ao forno durante 30 minutos. Tirem a tampa e deixem-no cozer uns 10 minutos mais, para ficar com uma crosta bem crocante.

2 comentários :

  1. Acho que vou experimentar :) não fica duro depois de frio? e se quiser juntar sementes faço na massa depois de estar levedada, certo? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As sementes introduz-se logo no inicio juntamente com os outros ingredientes. Experimenta que fica muito bom durante dias. Obrigado pela visita ao meu cantinho.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.