23 de abril de 2020

Börek de espinafres e cogumelos



Comprei massa filo para fazer uma receita para a Páscoa, mas o plano da ementa mudou. Embora só tenhamos sido dois à mesa, o ritual da Páscoa foi mantido, só que em versão mini. Mas como nada se estraga nesta casa, ou se reaproveita ou dá-se outro final. Dediquei-me a pesquisar receitas e encontrei uma sugestão muito interessante no site bastacheio.com. Assim, decidi então confecionar um Börek, uma comida de origem turca. São pequenos pastéis de massa recheada com carne, queijo, espinafre ou outros legumes. Neste caso utilizei o que existia no frigorífico, fiz algumas alterações e o resultado ficou super-aprovado. Estaladiço, leve e muito saboroso. Experimentem!

Ingredientes (4 doses)
8 folhas de massa filo
1 dente de alho picado 
200g de cogumelos frescos 
250g de espinafres frescos ou congelados
1 requeijão de cabra
1 colher de sopa de manteiga
1 punhados de pinhões tostados
1 ovo batido 
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta moída na hora q.b.
Sementes de sésamo q.b
Oregãos secos q.b.


Preparação
Limpar e cortar os cogumelos em cubos. Colocar um fio de azeite numa frigideira e levar o alho a refogar levemente. Adicionar os cogumelos, a manteiga e deixar cozinhar em lume brando. Adicionar os espinafres (neste caso utilizei congelados), envolver nos cogumelos, temperar com sal e deixar cozinhar. Retirar do lume e deixar arrefecer até ficar morno. 
Adicionar o ovo batido, o requeijão pré-desfeito, os pinhões e envolver tudo. Finalizar com pimenta moída na hora e retificar o sal se necessário.
Preparar a massa filo, abrindo cada folha e pincelando levemente com azeite. Sobrepor 5 folhas, cortando-as ao meio no sentido longitudinal. Colocar um pedaço de recheio em cada tira, de forma a conseguir enrolar a restante massa, criando um rolinho não demasiado largo. Repetir com a restante massa (utilizei mais 3 folhas cortadas ao meio sobrepostas). Pincelar com azeite uma forma redonda e ir colocando os rolinhos até formar um “caracol”. Pincelar a superfície com azeite e polvilhar com sementes de sésamo e oregãos secos. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. 

Fonte de inspiração da receita: https://www.bastacheio.com/

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.