6 de setembro de 2017

Cogumelos recheados com atum e bulgur para acompanhar


O bulgur entrou na cozinha cá de casa e veio para ficar. É um óptimo substituto do arroz e muito simples de preparar. Para servir de elemento principal, preparei uns cogumelos frescos recheados com atum, ingrediente este que é nossa salvação quando não existe mais nada no frigorífico. De facto, o atum é daqueles ingredientes, assim como o bacalhau, que pode ser preparado das mais variadas maneiras, com a vantagem de ser só necessário abrir a lata. No entanto, cá em casa somos muito esquisitos com o tipo de atum:  de preferência em posta, obviamente em azeite e, claro, de marcas nacionais. O resultado? Comida simples, mas saborosa. Experimentem!

Ingredientes
4 cogumelos frescos (grandes)
Duas latas de atum Santa Catarina em azeite
1 pimento vermelho assado
Salsa fresca q.b.
Uma chalota
250g de bulgur
7,5dl de água quente
Sal e pimenta q.b.
Limão q.b.

Preparação
Para preparar o bulgur, colocar numa panela, com sal a gosto. Regar com a água quente e levar ao lume com a tampa colocada, durante 10 minutos. Retirar do lume e deixar repousar cerca de 15 minutos. Depois, soltar os grãos do bulgur e temperar com um fio de azeite, metade do pimento picado e salsa fresca picada. 
De seguida, colocar uma chalota, o atum (previamente escorrido), metade do pimento vermelho e um molhinho de salsa fresca numa picadora, triturando até ficar uniforme. Temperar com umas gotas de limão, pimenta e, se necessário, sal. 
Por fim, com uma faca, retirar a pele escura dos cogumelos e o respectivo pé. Temperar com sal e um fio de azeite e levar a assar, em forno pré-aquecido a 180ºC, durante 15 minutos.  Dividir o recheio pelos cogumelos e levar novamente ao forno a gratinar, a 180ºC, durante 10 minutos.

2 comentários :

  1. Uso muito o bulgur em saladas, cogumelos recheados adoro , com atum nunca fiz mas deve ficar delicioso.
    Ficou uma excelente refeição.

    ResponderEliminar
  2. Ainda não experimentei bulgur mas fiquei curiosa porque adorei este teu prato. E estes cogumelos recheados têm um aspecto maravilhoso. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.