quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Bifes com molho de maçã e salva, acompanhados com batata-doce às rodelas no forno


Como vocês sabem, cá em casa raramente se comem bifes fritos. Mas quando os confeciono, umas duas vezes por ano, ou coisa assim, gosto de versões mais requintadas. Se é para comer, eu seja com uma boa ‘molhanga’ e umas batatas-doces bem estaladiças, feitas no forno, a acompanhar. Experimentem!

Ingredientes
2 bifes do acém
2 dentes de alho
4 fatias de queijo
Azeite q.b.
1/2 copo de sumo de maçã
6 folhas de salva
Duas colheres de sopa de manteiga (manteiga ‘mesmo’, de preferência de boa qualidade)
Uma batata-doce (grande)
Ervas da Provença q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Retirar as aparas dos bifes, assim como as gordurinhas. Bater os bifes com um martelo de cozinha, até estes estarem fininhos e uniforme. Temperar com sal e pimenta, distribuir as fatias de queijo, enrolar os bifes, apertar bem e prender com palitos. Reservar.
Numa frigideira, adicionar os dentes de alho (previamente laminados) e o azeite. Juntar as aparas da carne e deixar fritar, de modo a libertar todos os sucos. Retirar a aparas e reservar*. Dispor os bifes enrolados no molho anterior, adicionar a manteiga e a salva e deixar alourar de todos os lados. Regar com o sumo de maçã e levar ao forno durante cerca de 20 minutos, tendo o cuidado de ir regando com o molho. 
Para preparar a batata, lavar muito bem a dita e secar com um pano (eu confecciono com casca, mas se preferirem podem descascar). Com uma mandolina, cortar rodelas finas com cerca de 2mm-3mm. Dispor as rodelas de batata-doce num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal, e temperar com sal e ervas da Provença. Levar ao forno a 160ºC, durante cerca de 20 minutos. Passado esse tempo virar as batatas e deixar durante mais 15 a 20 minutos.

*(Com as aparas da carne, confeccionei uns crepes recheados com carne).


Sem comentários :

Enviar um comentário