20 de março de 2017

Salada para dias frios



Hoje trago-vos uma salada para iniciar esta nova etapa do blogue. Após sete meses de ausência, espero que desta o meu regresso seja de vez. Recomeçar custa um bocadinho, mas as saudades já eram muitas. Relativamente à salada, posso dizer-vos que é muito simples, feita com ingredientes frescos e básicos que costumo ter em casa, mas muito saborosa. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
4 batatas doces pequenas
4 fatias de bacon
4 cenouras pequenas
1 beterraba assada em rodelas*
6 cogumelos frescos
Pés de espinafres q.b.
1 punhado de pinhões tostados
Azeite q.b.

Preparação
Cortar as batatas ao meio, no sentido longitudinal. Descascar as cenouras e cortar igualmente como as batatas,colocando depois tudo num tabuleiro de ir ao forno. Regar com um fio de azeite e temperar com sal. Levar ao forno a 180ºC, durante 25 minutos. Reservar.
Levar as tiras de bacon a saltear numa frigideira, em lume alto, de modo a retirar a gordura do bacon. Depois, colocar sobre uma folha de papel absorvente para absorver o excesso de gordura. Adicionar os cogumelos partidos em quartos à gordura sobrante do bacon. Quando estes estiverem quase prontos, adicionar por fim os espinafres e deixar cozinhar. Distribuir os legumes, os cogumelos e o bacon no prato de servir. Finalizar com os pinhões tostados e um fio de azeite.  

* O método que utilizo para assar beterraba é muito simples: basta envolver a beterraba em papel de alumínio e levar ao forno durante uma hora. Depois retira-se a casca (de preferência com umas luvas calçadas) e tempera-se com sal e azeite.  ​

1 comentário :

  1. Adoro legumes assados e estes estão mesmo apetitosos! Um bom regresso! beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.