29 de março de 2017

Jardineira super-rápida


Por vezes, não confeccionamos certas comidas porque achamos que não temos tempo de preparar ou que não temos disponibilidade para estar perto do tacho. Estava a apetecer-me um jantar reconfortante, mas olhei para o relógio e já era tarde para fazer algo demorado. No entanto, tinha carne para jardineira no frigorífico e lembrei-me de utilizar a panela de pressão. Não costumo utilizar muitas vezes, mas desta vez deu muito jeito, pois num instante fiquei com o jantar pronto.  Rápido e bem saboroso. Experimentem!

 Ingredientes
500g de Jardineira de Novilho (Carne dos Açores)
2 cenouras cortadas às rodelas
6 batatas brancas pequenas (cortadas em cubos)
1 chávena de ervilhas
1 copo de vinho branco
2 copos de água
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1 colher de chá de ervas da Provença secas
1 pitada de pimentão doce
1 bom fio de azeite
Sal q.b.

 Preparação

Colocar na panela de pressão a cebola cortada em meias-luas, os alhos picados e a carne. Regar com o vinho, adicionar o tomate concentrado e temperar com o azeite, o sal, o pimentão-doce e as ervas. Deixar cozinhar durante 20 minutos. Retirar o vapor e abrir a panela. Adicionar os restantes ingredientes, retificar os temperos e adicionar a água. Deixar cozinhar durante mais 20 minutos.

4 comentários :

  1. Eu gosto muito de jardineira! Já fiz com vitela, porco e frango e qualquer uma delas é muito boa! E a carninha dos Açores faz toda a diferença! Digo eu, mas sou suspeita!! Quanto à panela de pressão, tenho uma mas nunca uso! Tenho pavor de panelas de pressão! Só uso mesmo em casos extremos! Mas que a comidinha se faz num instante, lá isso faz! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A panela de pressão também me causava algum medo, principalmente as antigas. A minha é mais recente e bastante fácil de usar, e só abre mesmo quando já não existe vapor. É uma questão de hábito. Bjs

      Eliminar
  2. É uma comida que o meu marido gosta de fazer .
    Não tenho panela de pressão mas na verdade dá muito jeito.
    Essa jardineira esta uma maravilha.

    ResponderEliminar
  3. Adoro carninha assim bem cozidinha e mole.
    Eu tenho panela de pressão das antigas mas só abro após algum tempo. Deixo sair sempre alguma pressão antes de abrir, retirando o apito primeiro, com cuidado.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/bolo-de-aniversario-cenoura-chantilly-e.html

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.