6 de janeiro de 2016

O Dia de Reis


Por aqui também se comemora o Dia de Reis. Não muito tradicionalmente, pois não sou grande apreciadora de frutas cristalizadas, prefiro umas pepitas de chocolate. No entanto, o resultado foi um bolo bastante fofinho e cheio de sabor. Degustado ainda quentinho, acompanhado com uma chávena de chá, foi assim, da melhor maneira possível, que se iniciou o Dia de Reis. Experimentem!

Ingredientes
120ml de leite (ligeiramente morno)
25g de fermento fresco
70g de açúcar
Raspa da casca de uma laranja e de um limão
70g de manteiga (à temperatura ambiente)
3 gemas
Sumo de ½ laranja
1 cálice pequeno de vinho do Porto
500g de farinha com fermente
100g de pepitas de chocolate
½ chávena de chá de nozes picadas
50g de amêndoa em cubos
1 punhado grande de pinhões
1 punhado grande de avelãs tostadas e picadas
Maple syrup
Amêndoa em cubos
Pepitas de chocolate

Preparação
Desfazer o fermento com o leite. Adicionar os restantes ingredientes (com a excepção dos frutos secos) e as pepitas de chocolate. Amassar na batedeira com o gancho do pão, até que a massa comece a soltar-se das paredes. Tapar a massa e deixar descansar durante duas horas, num local quente ou tapada com um cobertor. Passado o tempo referido, envolver os frutos secos e as pepitas, amassar mais um pouco, moldar uma ‘roda’ e dispô-la num tabuleiro, forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Deixar levedar em local quente durante mais uma hora. Pincelar com o maple syrup, polvilhando com amêndoa e pepitas de chocolate. Levar a cozer, no forno pré-aquecido a 180ºC, durante 25 minutos.



2 comentários :

  1. Não dá para resistir! Vou ter de fazer esta receita para os meus filhotes, especialmente para o mais velho que não aprecia o tradicional bolo rei! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também prefiro essa versão! E parece mesmo uma delícia :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.